Conhecimentos de Base Recomendados
Os alunos devem possuir conhecimentos fundamentais e prática de programação de software.
Métodos de Ensino
As aulas teóricas são usadas, numa fase inicial, para a apresentação e discussão de processos e modelos de processos de software. Numa fase posterior, passam a ser dedicadas, de forma alternada, a reuniões regulares com o cliente (para entrevistas, planeamento e revisão das entregas do produto de software) e à entrega e apresentação das versões inicial e melhoradas de um playbook de processos.
As aulas práticas são dedicadas à realização de reuniões de progresso com o professor, abordando tanto o desenvolvimento do projeto como a evolução do playbook.
O trabalho é realizado semanalmente por grupos de 5 a 7 estudantes, dentro e fora da sala de aula, recorrendo ao professor ao longo da semana, presencialmente, ou através de ferramentas de chat e videochamada.
Em situações excecionais, alguns elementos poderão participar remotamente nas aulas por videochamada, refletindo práticas cada vez mais comuns na indústria de software.
Resultados de Aprendizagem
A unidade curricular de Projeto de Software aborda processos de desenvolvimento de software e o planeamento, organização e acompanhamento de todas as fases do ciclo de vida de desenvolvimento de software.
Os alunos participam na definição, análise e melhoria de processos de software.
Os alunos desenvolvem ainda um projeto de software, seguindo os processos definidos, estando envolvidos em todas as atividades como gestão de projeto, análise de requisitos, arquitetura, desenvolvimento e garantia de qualidade. Questões relacionadas com a comunicação, dinâmica de grupo ou prática profissional são também tratadas. Este projeto contará com a participação de um cliente externo ao ISEC.
Ao completarem esta unidade curricular, os estudantes deverão ter adquirido as seguintes competências:
- Analisar, selecionar e justificar um ciclo de vida de desenvolvimento de software e processos, adequados ao contexto de um projeto de software.
- Estabelecer métricas de desempenho dos processos, monitorizar o progresso e adaptá-los com base em evidências.
- Planear, desenvolver e entregar um produto de software, controlando o âmbito, prazos, custo, qualidade e risco através de práticas disciplinadas e monitorização baseada em dados.
- Colaborar eficazmente em equipa, gerindo papéis, comunicação e práticas profissionais de forma responsável.
- Envolver-se de forma responsável com clientes e stakeholders para compreender necessidades, criar confiança e entregar valor
Programa
1. Definição, avaliação e melhoria de processos de software
- Disciplined Agile Delivery
- Way of Working
- Playbook
- Melhoria contínua
2. Desenvolvimento ágil de um projeto de software
- Planeamento
- Gestão do projeto
- Gestão da qualidade
- Entrega
- Avaliação
Docente(s) responsável(eis)
João Carlos Costa Faria da CunhaEstágio(s)
NAO
Bibliografia
Recomendada:
- Ambler, S., & Lines, M. (2020). Choose your WoW: A disciplined agile delivery handbook for optimizing your way of working. Project Management Institute.1A-7-128 (ISEC)
- Lines, M., & Ambler, S. (2018). Introduction to disciplined agile delivery (2nd ed.): A small agile team’s journey from Scrum to disciplined DevOps. Project Management Institute. 1A-7-120 (ISEC)
- Project Management Institute. (n.d.). Disciplined Agile. Retrieved September 2, 2025, from https://www.pmi.org/disciplined-agile
Complementar
- Project Management Institute. (2017). A guide to the project management body of knowledge (PMBOK® guide) (6th ed.). Project Management Institute. 2A-4-82 (ISEC)
- Project Management Institute. (2017). Agile practice guide. Project Management Institute. 1A-7-125 (ISEC)