Objetivos do Curso
O segundo ciclo de estudos conducente ao grau de Mestre em Comunicação Social, ramo Novos Media, pretende responder às exigências de formação que os mais recentes desenvolvimentos no domínio dos media vieram colocar, tanto aos profissionais dos media como aos estudantes provenientes de estudos de 1º Ciclo. Nesta medida, este ciclo de estudos proporcionará aos
alunos recém-licenciados o aprofundamento de competências de análise, de compreensão e de intervenção na sua relação com as várias modalidades de uso dos media (como produtores ou consumidores de conteúdos, mas igualmente na sua administração ou planificação estratégica). Para profissionais de áreas afectas aos media, num mundo em que as mudanças ocorrem de forma acelerada, este ciclo de estudos fornecerá uma actualização exigente dos seus conhecimentos
Condições de Acesso e Ingresso
O acesso faz-se conforme o disposto no Regulamento Académico do 2.º Ciclo de Estudos do IPC.
Saídas Profissionais e Empregabilidade
Profissionais dos media: jornalistas, produtores, realizadores, gestores e/ou analistas de conteúdos;
Profissionais de outros setores, onde a relação ou utilização dos media seja um factor relevante;
Investigadores e/ou docentes no domínio dos media.
Língua(s) de Aprendizagem / Avaliação
Português.
Objetivos da Aprendizagem e Competências a Desenvolver
Habilitar com uma preparação académica avançada e uma especialização prática e crítica para o exercício de actividades profissionais em diversas vertentes da comunicação através dos media.
Proporcionar a aquisição de competências específicas – conceptuais, tecnológicas e criativas – no âmbito da comunicação social, das linguagens às ferramentas da comunicação e dispositivos dos novos media, no sentido de criar as competências práticas, críticas e reflexivas necessárias ao desenvolvimento de trabalhos de projecto e de inserção profissional inovadores e experimentais no domínio dos novos media.
Capacitar para a compreensão e aplicação de enquadramentos teóricos e práticos traduzidos na operacionalização de ferramentas essenciais ao exercício profissional nas áreas do curso.
Prover o conhecimento das diversas realidades sócio-económicas na área do curso, identificando e
desenvolvendo as possibilidades profissionais e de concepção de conteúdos, produtos e serviços.
Acesso a um Nível de Estudos Superior
O Diploma de Mestrado em Comunicação Social – Novos Media dá acesso a formação de nível superior, nomeadamente a estudos de 3.º ciclo.
Coordenador(es) do Curso
Tronco Comum
Unidade curricular | Código | ECTS | Período |
Economia Política dos Media | 21002368 | 6 | 1º S |
Imagem Digital e Pós-Fotográfica | 21002357 | 6 | 1º S |
Jornalismo Contemporâneo | 21002379 | 6 | 1º S |
Media, Comunidades e Redes Sociais | 21002332 | 6 | 1º S |
Sociologia dos Novos Media | 21002343 | 6 | 1º S |
Credibilidade e Confiança nos Media | 21002385 | 6 | 2º S |
Dilemas e Desafios na Regulação dos Media | 21002414 | 6 | 2º S |
Estudos Críticos da Comunicação | 21002403 | 6 | 2º S |
Práticas de Produção e Convergência | 21002396 | 6 | 2º S |
Seminário I | 21002420 | 6 | 2º S |
Unidade curricular | Código | ECTS | Período |
Trabalho de Projeto/Estágio/Dissertação | 21002458 | 42 | Anual |
Metodologias de Investigação em Comunicação Social | 21002442 | 6 | 1º S |
Seminário II | 21002431 | 12 | 1º S |