Conhecimentos de Base Recomendados
Conhecimentos de matemática ao nível do 12.º ano. Operações com números complexos.
Métodos de Ensino
A unidade curricular compreende:
– 1 aula teórica de 2 horas por semana, onde o professor da matriz teórica expõe sumariamente os conteúdos programáticos da disciplina;
– 1 aula teorico-prática de 1 hora por semana, onde o professor aplica os conceitos físicos apresentados na aula teórica à compreensão de exemplos práticos pertencentes ao universo do profissional de Audiologia, e introduz o aluno à aplicação desses conceitos na resolução de problemas;
– 1 aula teorico-prática de 1 hora por semana, onde os alunos procedem à resolução acompanhada de exercícios de aplicação prática formulados no âmbito do universo do profissional de Audiologia com o intuito de clarificar e relacionar os assuntos abordados na componente teórica, bem como de conferir competências efectivas na análise e resolução de problemas reais.
Resultados de Aprendizagem
A unidade curricular de Acústica e Instrumentação I tem como objectivo dotar os alunos do curso de Audiologia com uma base sólida no que respeita a conceitos de electroacústica e de análise de sinais acústicos necessários à prossecução dos objectivos gerais inscritos no plano de formação do curso de Audiologia da ESTES Coimbra. Uma ênfase especial será dada a conceitos físicos aplicados ao funcionamento eléctrico e electrónico de sistemas electroacústicos, à decomposição espectral de sinais eléctricos e sonoros, e às principais operações de processamento de sinal.
A unidade curricular de Acústica e Instrumentação I permitirá aos alunos:
Assimilar os conceitos gerais de eletrónica e eletroacústica aplicáveis à área da audiologia;
Classificar, distinguir e caracterizar os diferentes tipos de transdutores;
Assimilar os princípios básicos de processamento de sinais analógicos;
Caracterizar e identificar os principais componentes dos equipamentos usados em audiologia;
Programa
1. Fundamentos de electricidade e electrónica
Corrente eléctrica – intensidade de corrente eléctrica; resistência eléctrica e lei de Ohm; circuitos em corrente contínua: fontes de tensão e de corrente, associação de resistências, leis de Kirchhoff.
Condensadores e bobinas – noções elementares
Corrente alternada (c.a.) – representação fasorial de corrente e tensão alternadas sinusoidais; Circuitos RC, RL e RLC; Ressonância em circuitos RLC série e paralelo; conceitos de impedância e admitância eléctrica;
Impedância/admitância generalizada: paralelismo entre sistemas acústicos, mecânicos e eléctricos. Caso prático: Avaliação clínica da admitância acústica.
Filtros passivos: resposta em frequência.
Amplificadores operacionais.
Amplificadores: distorção harmónica e intermodal, sistema simplificado amplificação, limitação – feedback, ganho acústico máximo.
2. Fundamentos de Processamento de Sinais e Sistemas
Sinais Digitais vs. Sinais Analógicos:
– Processo de conversão de um sinal analógico em digital
– Diversos tipos de sinais digitais
– Sistemas de processamento digital de sinal
Noções Fundamentais de Processamento de sinal: amostragem, aliaising, normalização, segmentação, windowing.
Convolução. Teorema de Fourier. Transformadas de Fourier.
Descrição de um sinal não harmónico: espectros de tempo e de frequência, quantificação por valores eficazes (RMS);
Modulação; Ruído;
Propriedades de sistemas lineares e não lineares;
Docente(s) responsável(eis)
Estágio(s)
NAO