Métodos de Ensino
A metodologia utilizada define-se pelos itens seguintes:
a) exposição dos conteúdos pelo professor com recurso a material audiovisual; b) sistematização dos conhecimentos teórico-práticos: resolução de questões e problemas; c) experiências laboratoriais e demonstrações na sala de aula realizadas pelo professor e alunos com recurso a hardware e software especializados.
Os alunos podem optar por duas modalidades de avaliação: avaliação contínua/periódica ou exame. A avaliação contínua/periódica incidirá sobre experiências e demonstrações acústicas, e participação nas aulas (50%) + teste (50%). A avaliação por exame (100%) será feita através de prova escrita e oral (esta última, caso a classificação na prova escrita seja entre 7,5 e 9,4 valores).
Resultados de Aprendizagem
Os objetivos de aprendizagem desta unidade curricular são:
a) Conhecer o som e suas características;
b) Conhecer as várias formas de produção sonora;
c) Saber manipular instrumentação acústica de análise de sons;
d) Compreender o papel dos vários componentese propriedades relacionados com a propagação sonora;
e) Compreender fenómenos acústicos relacionados com a propagação sonora e aplicados em situações do dia-a-dia;
f) Conhecer a importância doespaço (ar livre e espaço fechado) como elemento fundamental para a qualidade acústica do mesmo;
g) Conhecer os parâmetros físicos e subjetivos que descrevem a qualidade acústica de salas;
h) Conhecer as características da fala e do seu comportamento ao ar livre e em espaço fechado;
i) Conhecer os vários tipos de salas para fala e música;
j) Saber analisar, medir e avaliar os parâmetros acústicos dediferentes tipos de salas;
K) Encontrar soluções pontuais para melhorar as condições acústicas de uma sala.
Programa
Produção do som
módulo 1
1. Som e as fontes sonoras.
2. Sistemas vibratórios simples e vibrações complexas.
3. Características do som.
4. Instrumentação acústica.
Propagação do som
módulo 2
1. Ondas.
2. Propriedades das ondas sonoras.
3. Fenómenos associados às ondas sonoras.
Espaços e acústica
módulo 3
1. Sound propagation outdoors and indoors.
2. Som nas salas: Campos sonoros eparâmetros físicos e subjetivos.
3. Acústica para fala: ao ar livre e em salas.
4. Tipos de salas: Auditórios para fala (salas de conferências e teatros) e para música.
5. Avaliação da qualidade acústica dediferentes espaços e melhoria pontual da audição dos espectadores..
Docente(s) responsável(eis)
Estágio(s)
NAO
Bibliografia
Barron, M. (2010). Auditorium acoustics and architectural design (2nd ed.). Spon Press.
Beranek, L. (2004). Concert halls and opera houses: Music, acoustics, and architecture (2nd ed.). Springer-Verlag.
Cavanaugh, W. J., Tocci, G. C., & Wilkes, J. A. (2010). Architectural acoustics: Principles and practice (2nd ed.). John Wiley & Sons.
Everest, F. A., & Pohlmann, K. C. (2021). Master handbook of acoustics (7thed.). McGraw-Hill Education.
Henrique, L. L. (2014). Acústica musical (5ª ed.). Fundação Calouste Gulbenkian.
Meyer, J. (2009). Acoustics and the performance of music: Manual for acousticians, audio engineers, musicians, architects and musical instrument makers (5th ed.). SpringerScience & Business Media.
Morset, L. (2013). WinMLS 2004 [Computer software]. Trondheim: Morset Sound Development.
Rossing, T. D., Moore, F. R., & Wheeler, P. A. (2002). The science of sound (3rd ed.). Addison-Wesley.
Steinberg (2014). WaveLab 8.5[Software]. Steinberg Media Technologies.