Aeróbica

Conhecimentos de Base Recomendados

N/A

Métodos de Ensino

Os conteúdos TP são apresentados em sessões expositivas. A PL é consolidada com a vivência da atividade e situações de prática pedagógica.

Resultados de Aprendizagem

1. Compreender a especificidade dos desportos e atividades de ginásio (história e evolução, tendências atuais, espectro de atividades, instalações e materiais utilizados).
2. Planificar e conduzir a atividade de Aeróbica, a um nível elementar, aplicando técnicas e métodos de montagem coreográficos adequados às características dos praticantes.
3. Adotar as estratégias de intervenção mais adequadas à especificidade do contexto.

Programa

1. Prática desportiva em ginásio.
2. Espetro das atividades desportivas em ginásio.
3. Origem e evolução do conceito de fitness.
4. Atividades de fitness em grupo.
4.1. Música como “ferramenta de trabalho”.
4.2. Sessão tipo: estrutura.
4.3. Planeamento e escrita coreográfica.
4.4. Qualidade do Instrutor de Atividades de Grupo de Fitness (IAGF).
5. Aeróbica.
5.1. Origem, características, objetivos, benefícios, equipamento utilizado.
5.2. Exercícios, técnica de execução, componentes críticas, erros comuns.
5.3. Sessão tipo: estrutura e metodologia de construção coreográfica.
5.4. Especificidade da intervenção pedagógica (instrução, demonstração, ordens de comando, feedback, comunicação, posicionamento).
5.5. Metodologia de construção coreográfica: pirâmide total, pirâmide de pares, associação, progressão, adição e adição-subtração.

Docente(s) responsável(eis)

Métodos de Avaliação

Exame
  • - Prova teórica - 30.0%
  • - Prova prática - 70.0%
Avaliação Contínua
  • - Provas práticas - 50.0%
  • - Trabalho Individual e/ou de Grupo - 30.0%
  • - Desempenho técnico - 15.0%
  • - Assiduidade e Participação - 5.0%

Estágio(s)

NAO

Bibliografia

1. Francis, L., & Seibert, R. (2000). Teaching a group exercise class. In D. Green (Ed.), Group fitness instructor manual (pp. 179-204). ACE.
2. Franco, S., & Santos, R. (1999). A essência da ginástica aeróbica. ESDRM.
3. González, I., Erquicia, B., & González, S. (2005). Manual de aeróbic y step. Paidotribo.
4. Kennedy-Armbruster, C., & Yoke, M. (2009). Methods of group exercise instruction (2nd ed.). Human Kinetics.
5. Martín, M. (2000). Aeróbic y fitness: fundamentos y principios básicos. Librerías Deportivas Esteban Sanz.
6. Papi, J. (2004). Aeróbic en salas de fitness. INDE.
7. Rieger, T., Naclerio, F., Jiménez, A., & Moody, J. (2015). Europeactive’s foundations for exercise professionals. Human Kinetics.
8. Santos-Rocha, R., Rieger, T., & Jiménez, A. (2015). Europeactive’s essentials for fitness instructors. Human Kinetics.