Conhecimentos de Base Recomendados
Os legalmente requeridos para a frequência do curso.
Métodos de Ensino
A fim de poder conferir as competências propostas, o processo de ensino/aprendizagem baseia-se em:
1. Aulas de introdução teórica e teórico-prática para os conteúdos relacionados com a importância da produção agrícola e animal, com a realidade agrícola nacional e internacional e com os diferentes tipos de espécies e de raças exploradas;
2. Visionamento de vídeos e diaporamas, consulta e pesquisa de elementos técnicos sobre as espécies vegetais e as raças, atualmente mais utilizadas em agropecuária;
3. Aulas de introdução teórica, seguidas de aulas de campo referentes às técnicas culturais e de aulas laboratoriais nas matérias relativas à caraterização nutritiva dos alimentos e sua utilização pelo animal;
4. Pesquisa bibliográfica e elaboração de um trabalho sobre um tema agronómico relevante.
Resultados de Aprendizagem
1. Avaliar a importância do sector agrícola nacional, no contexto europeu e mundial;
2. Conhecer a interligação entre a agricultura e o ambiente envolvente;
3. Estabelecer as rotações e os afolhamentos;
4. Avaliar a qualidade das sementes e propágulos e os métodos de sementeira/ou plantação;
5.Conhecer a importância da zootecnia a nível nacional, europeu e mundial e principais indicadores usados em zootecnia?;
6.Conhecer diferentes espécies pecuárias, solares de origem e aptidões funcionais das principais raças;
7.Compreender as inter-relações estruturais e funcionais das plantas e dos animais;
8.Identificar animais com diferentes particularidades digestivas e metabólicas e suas necessidades nutritivas.
Programa
Para efeitos de avaliação, os conteúdos programáticos estão organizados por módulos:
Módulo 1: Fundamentos da Produção Agrícola (Peso 50%):
Importância da Agricultura no Mundo e para a humanidade. Biodiversidade e espécies vegetais. A Agricultura em Portugal e no Mundo. Enquadramento da produção agrícola nacional na agricultura europeia e mundial. Índices caracterizadores usados em agricultura: Posicionamento nacional.
Conceitos e definições de agricultura. Principais tipos de agricultura praticados: caracterização sumária; sistemas convencionais/tradicionais versus sistemas modernos de agricultura.
Classificação das culturas (Plantas Cultivadas): Botânica; Agronómica; Segundo o ciclo de vida; Segundo o fotoperiodismo; Segundo a temperatura; Segundo o solo e o regime hídrico; Segundo o tipo fotossintético; Fitotécnica. Diferenças entre as principais fitotecnias. Aplicação prática das diferentes classificações das plantas no campo.
Semente e sementeira. Classificação das sementes. Valor agrícola das sementes. Técnicas de sementeira. Época de sementeira. Legislação sobre sementes. Densidade de sementeira e povoamento. Quantidade de semente. Processos de sementeira. Plantação e transplantação. Análise de sementes. Armazenamento de sementes (princípios gerais). Resolução de problemas.
O Clima: Visão Agronómica. Caracterização climática. Elementos de clima e sua utilização em agricultura. Proteções contra excessos climáticos. Classificação climática. Padrões climáticos do continente e sua implicação na agricultura.
O solo e a agricultura: formação do solo, perfis, constituintes, propriedades e parâmetros importantes, caracterização, avaliação, correção e trabalho do solo.
Corretivos húmicos. Definição e constituição do húmus. Importância da matéria orgânica no solo (funções físicas, químicas e biológicas). Rendimento da matéria orgânica em húmus. Produtos de interesse como corretivos húmicos.
Adubos e Adubações. Classificação dos adubos químicos. Vantagens e inconvenientes dos adubos compostos. Características dos principais adubos. Determinação da adubação e escolha dos adubos. Taxas de utilização. Técnicas de aplicação dos adubos. Resolução de problemas.
Sucessões, consociações, afolhamentos e rotações. Fatores de escolha do afolhamento. Nomenclatura. Justificação para as rotações. Rotação de Norfolk. Exemplos de rotações para Portugal. Vantagens e inconvenientes da utilização das consociações. Exemplos de consociações para Portugal.
Visitas guiadas ao campo para contacto com as culturas, as infestantes, as máquinas e os equipamentos agrícolas. Apreciação crítica das principais técnicas culturais usadas em agricultura.
Módulo 2: Zootecnia e nutrição animal (Peso 50%):
Conceito de zootecnia e sua valorização em termos económicos e sociais.
Principais zonas de produção das diferentes espécies e aptidões animais.
Indicadores técnico-económicos mais utilizados em zootecnia.
Solar de origem e principais caraterísticas de raças autóctones e exóticas com mais importância.
Composição e sistemas de análise quimico-bromatológica dos alimentos.
Classificação, estrutura, funções e importância dos hidratos de carbono, lípidos, compostos azotados proteicos e não proteicos, vitaminas e minerais em nutrição e alimentação animal.
Anatomia, fisiologia e microbiologia do sistema digestivo de diferentes espécies animais e principais produtos resultantes da digestão.
Digestibilidade: fatores que a afetam dependentes do animal e do alimento.
Metabolismo dos hidratos de carbono, lípidos e proteínas.
Docente(s) responsável(eis)
Métodos de Avaliação
- - Módulo 1 (Peso 50%): 1) teste escrito (80%); 2) trabalho escrito (20%) - 50.0%
- - Módulo 2 (Peso 50%): 1) teste escrito (30%); 2) teste de resposta curta (20%); 3) teste escrito (50%) - 50.0%
- - Módulo 1 (Peso 50%): prova escrita (100%) - 50.0%
- - Módulo 2 (Peso 50%): 1) prova escrita (80%); 2) prova escrita (20%) - 50.0%
Estágio(s)
NAO
Bibliografia
Abreu, J. P. M. Agrometeorologia. Aplicação da meteorologia para maximizar a produção agrícola. Ed. agrobook. 2018.
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Terrón, P. Fitotecnia: ingeniería de la producción vegetal. Madrid: Ed. Mundi-Prensa. 2002.
Villalobos, F.; Mateos, L.; Orgaz, F.; Ferreres, E. Fitotecnia: bases y tecnologías de la producción agrícola . Madrid: Ed. Mundi-Prensa. 2002.