Agricultura e Zootecnia Gerais II

Não aplicável

A fim de poder conferir as competências propostas, o processo de ensino/aprendizagem baseia-se em:

– Aulas de introdução teórica e teórico-prática para os conteúdos relacionados com a nutrição e alimentação animal;

– Realização de exercícios de arraçoamentos;

– Visionamento de vídeos e diaporamas, consulta e pesquisa de elementos técnicos sobre as máquinas agrícolas mais utilizadas em agricultura.

– Aulas de introdução teórica, seguidas de aulas de campo referentes às técnicas culturais em execução na exploração agrícola da ESAC

– Elaboração e discussão de relatórios: um referente aos assuntos abordados nas aulas de campo;

– Pesquisa bibliográfica, elaboração e apresentação de um trabalho: um sobre um tema de mecanização agrícola relevante.

Os objectivos da UC são os seguintes:

1. Identificar as necessidades nutritivas das diferentes espécies animais em função do sistema produção;

2. Conhecer alimentos e os sistemas e métodos de valorização dos mesmos;

3. Utilizar métodos adequados para formulação de dietas.

4. Conhecer as principais técnicas culturais mecanizadas usadas em agricultura, desde a preparação do terreno até à colheita;

5. Indicar as vantagens e os inconvenientes da utilização de diferentes técnicas culturais, em situações concretas.

Para efeitos de avaliação, os conteúdos programáticos estão organizados por módulos:

Módulo 1 (Peso 50%):

Valor energético dos alimentos e partição da energia no organismo animal.

Necessidades nutritivas dos animais.

Classificação dos alimentos.

Valorização energética e proteica dos alimentos.

Factores que afectam o valor nutritivo dos alimentos.

Ingestão de alimentos e de água.

Formulação de dietas.

Transtornos metabólicos.

Módulo 2 (Peso 50%):

Máquinas e equipamentos da exploração agrícola.

Adaptação do terreno à agricultura e mobilização do solo.

Tecnologias de gestão e trabalho do solo: mobilização convencional e sementeira direta.

Visão integrada de todas as operações mecanizadas que decorrem na exploração agrícola da ESAC.

Avaliação Contínua
  • - Módulo 2: teste escrito (75%) e resolução de problemas, relatórios e trabalho de grupo (25%). - 50.0%
  • - Módulo1: teste escrito (70%) e formulação de um arraçoamento (30%) - 50.0%
Avaliação Por Exame
  • - módulo 2: uma prova escrita (35%) e uma avaliação prática (15%) - 50.0%
  • - módulo 1: consiste numa prova escrita (35%) e na formulação de um arraçoamento (15%). - 50.0%

Briosa, F. Glossário ilustrado de mecanização agrícola. 3ª ed. 1989.

Diehl, R. Agricultura geral. Lisboa: Clássica Editora, Colecção Técnica Agrária. 1984.

Drogoul, C.; Gadoud, R.; Joseph, M. M.; Jussiau, R.; Lisberney, M. J.; Mangeol, B.; Monteméas, L.; Tarrit, A. Nutrition et alimentation des animaux d’elevage, volume I e II. Dijon: Educagri éditions. 2004.

Institut National de la Recherche Agronomique (INRA). Alimentation des Bovins, Ovins et Caprins. Paris: INRA éditions. 1988.

Institut National de la Recherche Agronomique (INRA). Alimentation des animaux monogastriques: porc, lapin, volailles, 2ª Ed. Paris: INRA éditions. 1989.

Institut National de la Recherche Agronomique (INRA). Alimentation des bovins, ovins et caprins: besoins des animaux – valeur des aliments. Versailles: Éditions Quae. 2007.

McDonald, P.; Edwads, R. A.; Greehalgh, J. F. D.; Morgan, C. A., Sinclair, L.A & Wilkinson, R.G. Animal Nutrition, 7ª Ed. Edimburgh: Prentice Hall. 2011.

Perriot, B. Pulvérisation en grandes cultures, les clés de la réussite. ARVALIS-Institut du végétal. Décembre 2013

Soltner, D. Les bases de la production végétale. Angers: Collection Sciences et Techniques Agricoles; Tome I, II et III. 1995.

Terrón, P. Fitotecnia: ingeniería de la producción vegetal. Madrid: Ed. Mundi-Prensa. 2002.

Villalobos, F.; Mateos, L.; Orgaz, F.; Ferreres, E. Fitotecnia: bases y tecnologías de la producción agrícola . Madrid: Ed. Mundi-Prensa. 2002.

Éliard, J. L. Manual geral de agricultura. Mem Martins: Publicações Europa-América, Colecção Euroagro. 1979.