Conhecimentos de Base Recomendados
Não aplicável
Métodos de Ensino
A fim de poder conferir as competências propostas, o processo de ensino/aprendizagem baseia-se em:
– Aulas de introdução teórica e teórico-prática para os conteúdos relacionados com a nutrição e alimentação animal;
– Realização de exercícios de arraçoamentos;
– Visionamento de vídeos e diaporamas, consulta e pesquisa de elementos técnicos sobre as máquinas agrícolas mais utilizadas em agricultura.
– Aulas de introdução teórica, seguidas de aulas de campo referentes às técnicas culturais em execução na exploração agrícola da ESAC
– Elaboração e discussão de relatórios: um referente aos assuntos abordados nas aulas de campo;
– Pesquisa bibliográfica, elaboração e apresentação de um trabalho: um sobre um tema de mecanização agrícola relevante.
Resultados de Aprendizagem
Os objectivos da UC são os seguintes:
1. Identificar as necessidades nutritivas das diferentes espécies animais em função do sistema produção;
2. Conhecer alimentos e os sistemas e métodos de valorização dos mesmos;
3. Utilizar métodos adequados para formulação de dietas.
4. Conhecer as principais técnicas culturais mecanizadas usadas em agricultura, desde a preparação do terreno até à colheita;
5. Indicar as vantagens e os inconvenientes da utilização de diferentes técnicas culturais, em situações concretas.
Programa
Para efeitos de avaliação, os conteúdos programáticos estão organizados por módulos:
Módulo 1 (Peso 50%):
Valor energético dos alimentos e partição da energia no organismo animal.
Necessidades nutritivas dos animais.
Classificação dos alimentos.
Valorização energética e proteica dos alimentos.
Factores que afectam o valor nutritivo dos alimentos.
Ingestão de alimentos e de água.
Formulação de dietas.
Transtornos metabólicos.
Módulo 2 (Peso 50%):
Máquinas e equipamentos da exploração agrícola.
Adaptação do terreno à agricultura e mobilização do solo.
Tecnologias de gestão e trabalho do solo: mobilização convencional e sementeira direta.
Visão integrada de todas as operações mecanizadas que decorrem na exploração agrícola da ESAC.
Docente(s) responsável(eis)
Métodos de Avaliação
- - Módulo1: teste escrito (70%) e formulação de um arraçoamento (30%) - 50.0%
- - Módulo 2: teste escrito (75%) e resolução de problemas, relatórios e trabalho de grupo (25%). - 50.0%
- - módulo 1: consiste numa prova escrita (35%) e na formulação de um arraçoamento (15%). - 50.0%
- - módulo 2: uma prova escrita (35%) e uma avaliação prática (15%) - 50.0%
Estágio(s)
NAO
Bibliografia
Briosa, F. Glossário ilustrado de mecanização agrícola. 3ª ed. 1989.
Diehl, R. Agricultura geral. Lisboa: Clássica Editora, Colecção Técnica Agrária. 1984.
Drogoul, C.; Gadoud, R.; Joseph, M. M.; Jussiau, R.; Lisberney, M. J.; Mangeol, B.; Monteméas, L.; Tarrit, A. Nutrition et alimentation des animaux delevage, volume I e II. Dijon: Educagri éditions. 2004.
Institut National de la Recherche Agronomique (INRA). Alimentation des Bovins, Ovins et Caprins. Paris: INRA éditions. 1988.
Institut National de la Recherche Agronomique (INRA). Alimentation des animaux monogastriques: porc, lapin, volailles, 2ª Ed. Paris: INRA éditions. 1989.
Institut National de la Recherche Agronomique (INRA). Alimentation des bovins, ovins et caprins: besoins des animaux – valeur des aliments. Versailles: Éditions Quae. 2007.
McDonald, P.; Edwads, R. A.; Greehalgh, J. F. D.; Morgan, C. A., Sinclair, L.A & Wilkinson, R.G. Animal Nutrition, 7ª Ed. Edimburgh: Prentice Hall. 2011.
Perriot, B. Pulvérisation en grandes cultures, les clés de la réussite. ARVALIS-Institut du végétal. Décembre 2013
Soltner, D. Les bases de la production végétale. Angers: Collection Sciences et Techniques Agricoles; Tome I, II et III. 1995.
Terrón, P. Fitotecnia: ingeniería de la producción vegetal. Madrid: Ed. Mundi-Prensa. 2002.
Villalobos, F.; Mateos, L.; Orgaz, F.; Ferreres, E. Fitotecnia: bases y tecnologías de la producción agrícola . Madrid: Ed. Mundi-Prensa. 2002.
Éliard, J. L. Manual geral de agricultura. Mem Martins: Publicações Europa-América, Colecção Euroagro. 1979.