Algorítmos e Programação I

Não tem.

As aulas serão lecionadas em regime teórico-prático, em salas de computadores.

Será utilizada a metodologia expositiva para a apresentação dos conceitos da unidade curricular, apoiada pela experimentação prática através da realização de exercícios de aplicação dos conceitos transmitidos.

A Unidade Curricular de Algoritmos e Programação I define-se como estrutural na licenciatura em Informática de Gestão dado permitir a aquisição de conhecimentos fundamentais e determinantes na compreensão de unidades curriculares posteriores. Pretende-se assim com esta Unidade Curricular alcançar os seguintes objetivos:

• Conhecer e compreender a arquitetura e funcionamento de um ambiente computacional (software / hardware).
  • Conceber algoritmos simples aplicando adequadas metodologias de programação.
  • Conhecer e compreender a linguagem C#.
  • Compreender e adaptar programas existentes e elaborar novos programas codificados na linguagem C#.

Em termos de competências espera-se com esta unidade curricular que o aluno seja capaz de:

• Elaborar algoritmos simples através de pseudocódigo, fluxogramas e linguagem natural.
  • Utilizar a linguagem C# para elaborar programas simples, em ambiente de consola.
  • Desenvolver programas que incluam estruturas de controlo de seleção e estruturas repetitivas.
  • Utilizar funções em programas.
  • Distinguir diferentes formas de passagem de parâmetros a funções.
  • Executar operações básicas com vetores, matrizes e texto.
  • Tratar erros recorrendo a exceções.

1. Conceitos introdutórios de programação
    2. Strings
  9. Tratamento de erros
  10. Passagem de parâmetros pela linha de comando

• Aprenda a programar com C#  – 3ª Edição (2022), António Trigo e Jorge Henriques, Editora Sílabo.
  • Programação: Algoritmos e estruturas de dados – 3ª Edição (2014), João Pedro Neto, Escolar Editora.
  • Algoritmos e programação de computadores (2019), Dilermando Junior, Francisco Bianchi, Angela Engelbrecht e Gilberto Nakamiti, Elsevier Editora.
  • Análise da complexidade de algoritmos (2014), António Adrego da Rocha, FCA Editora.