Conhecimentos de Base Recomendados
Não tem.
Métodos de Ensino
As aulas serão lecionadas em regime teórico-prático, em salas de computadores.
Será utilizada a metodologia expositiva para a apresentação dos conceitos da unidade curricular, apoiada pela experimentação prática através da realização de exercícios de aplicação dos conceitos transmitidos.
Resultados de Aprendizagem
A Unidade Curricular de Algoritmos e Programação I define-se como estrutural na licenciatura em Informática de Gestão dado permitir a aquisição de conhecimentos fundamentais e determinantes na compreensão de unidades curriculares posteriores. Pretende-se assim com esta Unidade Curricular alcançar os seguintes objetivos:
- Conhecer e compreender a arquitetura e funcionamento de um ambiente computacional (software / hardware).
- Conceber algoritmos simples aplicando adequadas metodologias de programação.
- Conhecer e compreender a linguagem C#.
- Compreender e adaptar programas existentes e elaborar novos programas codificados na linguagem C#.
Em termos de competências espera-se com esta unidade curricular que o aluno seja capaz de:
- Elaborar algoritmos simples através de pseudocódigo, fluxogramas e linguagem natural.
- Utilizar a linguagem C# para elaborar programas simples, em ambiente de consola.
- Desenvolver programas que incluam estruturas de controlo de seleção e estruturas repetitivas.
- Utilizar funções em programas.
- Distinguir diferentes formas de passagem de parâmetros a funções.
- Executar operações básicas com vetores, matrizes e texto.
- Tratar erros recorrendo a exceções.
Programa
- Conceitos introdutórios de programação
- Técnicas de resolução de problemas
- Algoritmia
- Introdução à linguagem C#
- Variáveis
- Instruções de atribuição
- Expressões lógicas
- Comunicação básica com o utilizador
- Estruturas de controlo
- Estruturas de seleção
- Estruturas de repetição
- Funções
- Vetores e matrizes
- Declaração de vetores
- Utilização de vetores
- Matrizes
- Algoritmos de pesquisa
- Algoritmos de ordenação
- Texto
- Vetores de carateres
- Strings
- Tratamento de erros
- Passagem de parâmetros pela linha de comando
Docente(s) responsável(eis)
Estágio(s)
NAO
Bibliografia
- Aprenda a programar com C# – 3ª Edição (2022), António Trigo e Jorge Henriques, Editora Sílabo.
- Programação: Algoritmos e estruturas de dados – 3ª Edição (2014), João Pedro Neto, Escolar Editora.
- Algoritmos e programação de computadores (2019), Dilermando Junior, Francisco Bianchi, Angela Engelbrecht e Gilberto Nakamiti, Elsevier Editora.
- Análise da complexidade de algoritmos (2014), António Adrego da Rocha, FCA Editora.