Algorítmos e Programação II

Os conhecimentos base recomendados são os lecionados na Unidade Curricular de Algoritmos e Programação I.

As aulas serão lecionadas em regime teórico-prático, em salas de computadores.

Serão utilizadas as seguintes estratégias pedagógicas: exposição de conteúdos; perguntas aos alunos durante a exposição de conteúdos; utilização e plataformas digitais de interação; demonstrações em aula; trabalhos individuais; resolução de exercícios; trabalhos em pequenos grupos; debates/discussões na aula; problem based learning e project based learning.

A Unidade Curricular (UC) de Algoritmos e Programação II define-se como estrutural na licenciatura em Informática de Gestão dado permitir a aquisição de conhecimentos fundamentais e determinantes na compreensão de unidades curriculares posteriores. Pretende-se assim com esta UC alcançar os seguintes objetivos:

• Consolidação da metodologia de programação estruturada;
  • Introdução ao paradigma de orientação a objetos utilizando a linguagem C#;
  • Conhecer e saber utilizar corretamente estruturas de dados, coleções, acesso a ficheiros, formulários do Windows e acesso a dados.

Em termos de competências espera-se com esta UC que o estudante seja capaz de:

• Utilizar a linguagem C# para Elaborar algoritmos simples que envolvam estruturas de dados, coleções, acesso a ficheiros, formulários do Windows e acesso a dados;
  • Utilizar a linguagem C# para elaborar programas em ambiente consola e em ambiente windows;
  • Utilizar a linguagem C# para elaborar programas que envolvam a leitura e escrita de dados em ficheiros;
  • Utilizar a linguagem C# para elaborar programas que envolvam o acesso a dados.

1. Estruturas de dados
    1. Classes
    2. Estruturas
    3. Estrutura DateTime