Análise da Concorrência e Competitividade

Conhecimentos de Base Recomendados

Conhecimentos base de Microeconomia e de Métodos Quantitativos.

Métodos de Ensino

Ensino expostivo da matéria teórica complementado com a resolução de exercícios de aplicação das várias matérias leccionadas.

Adicionalmente, o trabalho dos alunos será acompanhado de forma continua, durante as aulas, ao longo do trimestre.

Resultados de Aprendizagem

Pretende-se que o aluno compreenda os modelos de funcionamento e estrutura dos mercados industriais.
Procura dotar-se o aluno de metodologias de análise estrutural que lhe permita formular estratégias nas
empresas e capacidade de resposta às deliberações dos reguladores económicos.

Programa

I – Concorrência Perfeita 

1.1 Características de um mercado de concorrência perfeita

1.2 A maximização do lucro

1.3 A receita marginal, o custo marginal e a maximização do lucro

1.4 A escolha da quantidade a produzir no curto prazo- a curva da oferta do produtor individual

1.5 A curva da oferta de mercado de curto prazo

1.6 A eficiência num mercado competitivo.
II- Monopólio 

2.1 A Receita Média e a Receita Marginal

2.2 A decisão de produção do monopolista

2.3 A maximização do lucro

2.4 A mensuração do poder de mercado

2.5 As causas do poder de monopólio eo monopólio natural

2.6 O custo social do poder de monopólio

2.7 Monopólio com discriminação de preços.

III – Concorrência Monopolística 

3.1 As características da concorrência monopolística

3.2 O equilíbrio no curto e no longo prazo

3.3 A concorrência monopolística e eficiência económica

3.4 Comparação entre o equilíbrio em concorrência monopolística e o equilíbrio em concorrência perfeita

IV Oligopólio

4.1 O equilíbrio num mercado de oligopólio – o equilíbrio de Nash

4.2 O modelo de Cournot

4.3 A vantage de ser o primeiro – o modelo de Stackelberg

4.4 A concorrência de preços com produtos homogéneos – o modelo de Bertrand

4.5 Carteis: análise de preços

4.6 A OPEP – o cartel do petróleo


V – Economias de rede

5.1 Externalidades de Rede

5.2 Mercado com externalidades de redes

5.3 A procura em forma de parábola

5.4 A dinâmica de mercado

5.5 Implicações das externalidades de rede

 

 

 

Docente(s) responsável(eis)

Estágio(s)

NAO

Bibliografia

 

–  Buccirossi, P. (2008), Handbook of Antitrust Economics, The MIT Press.
–  Cabral, L. (2017),  “Introduction to Industrial Organization”, 2nd edition,The MIT press

Frank, R. H. (2013  )“Microeconomia e Comportamento””, McGraw-Hill 8ª ed.

Frank, R. H. (2021 )“Microeconomics and Behavior”, McGraw-Hill 10th ed.

– Mateus, A. e Mateus, M. (2001), Microeconomia: Teoria e Aplicações- Volume II, Editorial Verbo.

– Mateus, A., (2021), “A Regulação em Portugal: Como os portugueses pagaram 82 milhões de Euros pelas más políticas”, Alêtheia Editores

–  Pepall, L., Richards, D. e Norman, G. (2014), Industrial Organization – Contemporary Theory and Empirical
Applications, 5th edition,  Blackwell Publishing

Pindyck, R.  and Rubinfeld, D., (2018), “Microeconomics”, 9th edition, Pearson

– Varian, H., (2019) ” Intermediate Microeconomics: A Modern Approach” 9th edition, Media Update

– Viscusi, W., Vernon, J. e Harrington, J. (2018), “Economics of Regulation and Antitrust”, 5th edition, The MIT Press.

Slides de apoio às aulas

Folhas de Exercícios