Conhecimentos de Base Recomendados
Noções básicas de Probabilidades e Estatística.
Métodos de Ensino
Aulas teóricas de exposição dos conteúdos programáticos.
Aulas laboratoriais de resolução de exercícios teórico-práticos, principalmente recorrendo a software de estatística.
Resultados de Aprendizagem
Objetivos:
Pretende-se que o aluno adquira as bases necessárias para participar em estudos de mercado e realizar análises de dados, recorrendo a ferramentas computacionais utilizando o software / linguagem de programação R.
Competências:
– Aquisição da linguagem essencial associada à Análise de Dados e Estudos de Mercado que permita aos estudantes desenvolver de forma autónoma os seus futuros projetos profissionais, bem como a capacidade de integrar equipas multidisciplinares envolvendo especialistas e clientes.
– Saber escrever código básico usando a linguagem R e interpretar os resultados obtidos
Programa
1. Introdução à análise de dados e dos estudos de mercado. Noções fundamentais: como construir um questionário/estudo, dados primários e secundários, escalas, desenho de questionários, amostragem e métodos de recolha de dados.
2. Revisão sobre testes de hipóteses paramétricos. Teste para a média, para a variância e para a proporção. Teste para comparação de médias, de variâncias e de proporções de duas populações. Testes de ajustamento. Testes de independência. Análise de Variância.
3. Análise de dados usando técnicas de estatística multivariada, com recurso ao software/linguagem R, incluindo regressão múltipla e análise em componentes principais.
Docente(s) responsável(eis)
Métodos de Avaliação
- - Exame escrito - 60.0%
- - Relatório, com discussão oral, de um projeto - 40.0%
Estágio(s)
NAO
Bibliografia
- Apontamentos das aulas, disponibilizados pelo docente responsável
- Ross, S. – Introduction to Probability and Statistics for Engineers and Scientists, Elsevier (2004). Cota na biblioteca do ISEC: 3-3-157
- Ryan, T. – Modern Engineering Statistics, Wiley (2007). Cota na biblioteca do ISEC: 3-3-189
- Hill, M. & Hill, A. – Investigação por questionário, Edições Sílabo (2005). Cota na biblioteca do ISEC: 3-3-158
- Reis, E. – Estatística Multivariada Aplicada, Edições Sílabo (1997). Cota na biblioteca do ISEC: 3-3-104