Análise de Incêndios e Fogo de Supressão

Conhecimentos sobre comportamento do fogo, adquiridos na UC Propagação do Fogo.

Aulas teórico-práticas em sala, incluindo a análise de incêndios passados. Práticas no campo para aplicação de manobras de fogo de supressão.

Conhecer o enquadramento ao uso do fogo de supressão

Conhecer os aspectos específicos relacionados com o comportamento do fogo de supressão

Pôr em prática os princípios de segurança em incêndios florestais

Elaborar um protocolo de atuação das equipas de análise e uso de fogo de supressão

Fazer o planeamento operacional do fogo de supressão

Enquadramento ao uso do fogo de supressão
Introdução. Historial do uso do fogo de supressão. Objetivos para o uso do fogo de supressão. Enquadramento legal para o uso do fogo de supressão. Entidades envolvidas, direta ou indiretamente,em matéria de DFCI
Comportamento do fogo de supressão
Tipologias de incêndios. Grandes incêndios florestais e limites de eficiência do ataque direto.
Metodologias de análise de incêndios: análise segundo o sistema de predição de Campbell (Campbell Prediction System — CPS), tendo em conta os combustíveis, a meteorologia e a topografia, no comportamento do fogo. Índices estruturais e meteorológicos de risco de incêndio. Análise de oportunidades e identificação de pontos críticos. Interação de frentes de fogo. Gestão dos impactes do fogo no solo, na vegetação e na fauna
Segurança em incêndios florestais
Protocolo de segurança. EPI, Segurança pessoal, segurança da equipa. Manobras de autoproteção. Apresentação e análise de acidentes. Gestão de acidentes com equipas de análise e uso do fogo de supressão.
Protocolo de atuação das equipas de análise e uso de fogo de supressão
Organização e composição das equipas e funções dos elementos. Ativação e desativação das equipas e critérios de intervenção. Liderança e gestão de recursos humanos em ambiente de crise: liderança, gestão de conflitos e gestão de stress. Ética e cultura organizacional: entidades envolvidas. Organização do teatro de operações
Planeamento operacional do fogo de supressão
Planeamento estratégico e janelas de atuação para fogo tático e contrafogo. Preparação e execução das operações. Avaliação. Apresentação e análise de relatórios com casos práticos. SIG (Sistemas de Informação Geográfica) — sua aplicação no planeamento e na análise e simuladores de fogo (dinâmicos e estáticos)

Braun, C.C. 1995. Addressing the common behavioural element in accidents and incidents. In: Putnam, T. (ed.). Proceedings of the findings from the wildland fire-fighters human factors workshop. U.S. Department of Agriculture, Forest Service. 9951-2855-MTDC.Missoula, MT. Pp. 28–30.
Campbell, D. 1995. The Campbell Prediction System: A Wild Land Fire Prediction System & Language. D. Campbell ed. 129 p.
Castellnou, M., Miralles, M., Molina, D.M. and Martinez, E.R. 2009. Patrones de Propagación de Incendios Forestales: In: Vélez, R. (ed.). Incendios Forestales: Fundamentos y Aplicaciones. McGraw-Hill. Pp. 274–282. Finney, M.A. 1998. FARSITE: Fire Area Simulator-model development and evaluation. USDA Forest Service, Research Paper RMRS-RP-4, Rocky Mountain Research Station, Ft. Collins, CO. 47 p.
Grillo, F.F., Castellnou, M., Molina, D.M, Martínez, E.R., and Fababú, D.D. 2008. Análisis del Incendio Forestal: planificación de la extinción, Editorial AIFEMA, Granada, Spain. 144 p.
ICONA. 1981. Vigilância y deteccion. In Tecnicas para defensa contra incêndios forestales. Monografia 24. Instituto Nacional para la Conservacion de la Naturaleza (ICONA).
Lourenço, L.; Serra, G.; Mota, L.; Paul, J.J.; Correia, S.; Parola, J.; Reis J.. 2001. Manual de combate a incêndios florestais para equipas de primeira intervenção. Escola Nacional de Bombeiros. Cadernos especializados.