Análise de Incêndios e Fogo de Supressão

Fundamentais os conhecimentos de base sobre combustíveis, comportamento do fogo, indexação do risco de incêndio e pirometeorologia. Estes conhecimentos são adquiridos na UC Ecologia e Gestão do Fogo do MRF, ou em UC’s congéneres de licenciaturas em ciências florestais.

Ensino presencial com aulas teórico-práticas e uso de simuladores.

Conhecer os aspetos operacionais e de planeamento associados à Análise de Incêndios e ao Uso do Fogo de Supressão. Os alunos deverão ganhar competências ao nível da análise de incêndios passados e previsão do comportamento de incêndios em curso de modo a dar apoio às equipas, utilizando técnicas de combate direto e indireto.

1 – Enquadramento ao uso do fogo

Historial do uso do fogo

Objetivos para o uso do fogo

Enquadramento legal para o uso do fogo

Entidades envolvidas, direta ou indiretamente, em matéria de DFCI

2 – Comportamento do fogo

Tipologias de incêndios

Grandes incêndios florestais e limites de eficiência do ataque direto

Metodologias de análise de incêndios: análise segundo o sistema de predição de Campbell (Campbell Prediction System — CPS), tendo em conta os combustíveis, a meteorologia e a topografia, no comportamento do fogo

Índices estruturais e meteorológicos de risco de incêndio

Análise de oportunidades e identificação de pontos críticos

Interação de frentes de fogo

Gestão dos impactes do fogo no solo, na vegetação e na fauna

3 – Segurança em Incêndios Florestais

Protocolo de segurança

EPI, Segurança pessoal, segurança da equipa

Manobras de autoproteção

Apresentação e análise de acidentes

Gestão de acidentes com equipas de análise e uso do fogo de supressão

4 – Protocolo de atuação das equipas de análise e uso de fogo de supressão

Organização e composição das equipas e funções dos elementos

Ativação e desativação das equipas e critérios de intervenção

Liderança e gestão de recursos humanos em ambiente de crise: liderança, gestão de conflitos e gestão de stress

Ética e cultura organizacional: entidades envolvidas

Organização do teatro de operações

5 – Planeamento operacional do fogo de supressão

Planeamento estratégico e janelas de atuação para fogo tático e contrafogo

Preparação e execução das operações

Apresentação e análise de relatórios com casos práticos

Introdução aos simuladores FARSITE e WildFire Analyst

6 – Análise de Incêndios e implementação operacional do fogo de supressão (apenas para alunos que pretendam requerer a credenciação)

Apoio à decisão ao nível do Comando Distrital de Operações e Socorro (CDOS), identificando e priorizando as ocorrências com maior risco, e ao nível do Posto Comando Operacional (PCO), através da análise do comportamento do fogo e do delineamento das estratégias e das táticas de supressão

Participação nas equipas de análise e uso de fogo

Relatórios de Intervenção em incêndios em situações de ataque ampliado (mínimo 5 relatórios)

Comissão Técnica Independente. (2017). Análise e apuramento dos factos relativos aos incêndios que ocorreram em Pedrógão Grande, Castanheira de Pera, Ansião, Alvaiázere, Figueiró dos Vinhos, Arganil, Góis, Penela, Pampilhosa da Serra, Oleiros e Sertã, entre 17 e 24 de junho de 2017. Lisboa: Assembleia da República.

Comissão Técnica Independente. (2018). Avaliação dos incêndios ocorridos entre 14 e 16 de Outubro de 2017 em Portugal Continental. Lisboa: Assembleia da República.

Finney, M. A. (1998). FARSITE: Fire Area Simulator-model development and evaluation. In (pp. 47): US Department of Agriculture, Forest Service, Rocky Mountain Research Station, Ogden, UT.

Observatório Técnico Independente, Rego, F. C., Fernandes, P., Silva, J. S., Azevedo, J., Moura, J. M., . . . Santos, F. D. (2019). A valorização da primeira intervenção no combate a incêndios rurais. Retrieved from Lisboa: https://www.parlamento.pt/Documents/2019/novembro/Versao_Final_ESTUDO_OTI.pdf

Rego, F. C., Hoffman, C., Fernandes, P., & Morgan, P. (2021). Fire Science: From Chemistry to Landscape Management. Springer.