Conhecimentos de Base Recomendados
Engenharia de Software.
Modelação e Design.
Linguagem UML.
Métodos de Ensino
A unidade curricular inclui aulas teóricas e aulas práticas.
Nas aulas teóricas são apresentadas as metodologias e exemplos de aplicações a casos de estudo.
As aulas práticas incidem na resolução de fichas de trabalho e acompanhamento de um projeto de desenvolvimento e gestão de requisitos.
Resultados de Aprendizagem
Esta unidade curricular pretende o desenvolvimento de competências para especificação de software.
Os principais objectivos consistem:
– Aquisição de conhecimento teórico e prático na área de engenharia de requisitos;
– Conhecer e aplicar técnicas avançadas de análise de requisitos.
– Proporcionar a aplicação destes conhecimentos a problemas reais.
As principais competências a adquirir são:
– Analisar um problema, identificar as suas características e desenhar uma solução;
– Reconhecer as vantagens e limitações da utilização das metodologias apresentadas;
– Desenvolver de forma autónoma novas estratégias;
Programa
1. Introdução e Visão Geral
2. Processos de Engenharia de Requisitos
3. Levantamento de Requisitos
4. Análise UX e Negociação de Requisitos
5. Documentação
6. Validação de Requisitos
7. Gestão de Requisitos
8. Rastreamento
9. Engenharia de Requisitos no Desenvolvimento Ágil UX
10. Definição de Requisitos Orientada a “Pontos de Vista”
11. Requisitos para Sistemas Interativos
Docente(s) responsável(eis)
Estágio(s)
NAO
Bibliografia
Principal:
Kotonya, G., & Sommerville, I. (1998). Requirements engineering: processes and techniques. John Wiley & Sons, Inc..1A-7-74 (ISEC) – 14675
Benyon, D. (2014). Designing interactive systems: A comprehensive guide to HCI, UX and interaction design, 1A-12-175 (ISEC) – 16890
Wiegers, K., & Beatty, J. (2013). Software requirements. Pearson Education. 1A-7-58 (ISEC) – 13424
Graham, I. (2008). Requirements modelling and specification for service oriented architecture. John Wiley & Sons.1A-7-84 (ISEC) – 14948
Complementar:
Lutowski, R. (2016). Software requirements: encapsulation, quality, and reuse. Auerbach Publications.
Wiegers, K., & Beatty, J. (2013). Software requirements. Pearson Education.
Cohn, M. (2004). User stories applied: For agile software development. Addison-Wesley Professional.
Leffingwell, D., & Widrig, D. (2000). Managing software requirements: a unified approach. Addison-Wesley Professional.
Sommerville, I. (2001). Quality Management. Sommerville, I., Software Engineering, 6th ed., Addison-Wesley, 535-556.
Hull, E., Jackson, K., & Dick, J. (2005). Requirements engineering in the solution domain (pp. 109-129). Springer London.
Fowler, M. (2004). UML distilled: a brief guide to the standard object modeling language. Addison-Wesley Professional.