Conhecimentos de Base Recomendados
O aluno deve ter conhecimentos de biologia geral e humana e de anatomia I.
Métodos de Ensino
As aulas teóricas visam a apresentação detalhada dos conteúdos programáticos. É utilizada uma metodologia expositiva-ativa, apelativa da intervenção direta dos alunos, favorecendo assumidamente uma iconografia abundante em detrimento do ensino meramente teórico-descritivo.
Na vertente teórico-prática privilegia-se a realização de trabalhos práticos, a visualização multimédia, demonstrações em modelos, assistência a autópsias e ensino com órgãos cadavéricos.
Resultados de Aprendizagem
OS OBJECTIVOS ESSENCIAIS SÃO A APRENDIZAGEM E O DESENVOLVIMENTO DA APLICAÇÃO DE CONHECIMENTOS DA ANATOMIA HUMANA, NUMA PERSPECTIVA MODERNA E DE UTILIDADE PRÁTICA NO FUTURO PROFISSIONAL DOS ALUNOS QUE CONCLUÍREM ESTA LICENCIATURA.
AS CAPACIDADES QUE SE PRETENDEM DESENVOLVER SITUAM-SE AO NÍVEL DA OBSERVAÇÃO, IDENTIFICAÇÃO DE ESTRUTURAS ANATÓMICAS EM FIGURAS, MODELOS E MESMO NO CADÁVER, BEM COMO NA COMPREENSÃO E INTERPRETAÇÃO DAS FUNÇÕES E FUNCIONAMENTO NORMAL DOS ÓRGÃOS E SISTEMAS.
NESTA MEDIDA DESENHOU-SE UM PROGRAMA DA DISCIPLINA QUE PRETENDEMOS, PREENCHA AS NECESSIDADES ESPECÍFICAS DE CONHECIMENTOS BÁSICOS EM ANATOMIA, QUE DIFERE SEGURA E ASSUMIDAMENTE, DOS PROGRAMAS CLÁSSICOS DESTA DISCIPLINA.
A CONTEXTUALIZAÇÃO CLÍNICA DOS CONCEITOS ANATÓMICOS SERÁ TAMBÉM UMA REALIDADE CONSTANTE E PERMANENTE AO LONGO DOS DIVERSOS TEMAS DO CURSO, PORQUE A ACHAMOS DE GRANDE RELEVÂNCIA E INTERESSE EFECTIVO E PRÁTICO PARA OS ALUNOS.
Programa
PÉLVIS E PERÍNEO
1. VÍSCERAS PÉLVICAS
II MEMBRO SUPERIOR
1. OSTEOLOGIA 2. ARTROLOGIA 3. MIOLOGIA 4. ANGIOLOGIA 5. NERVOS
III MEMBRO INFERIOR
1. OSTEOLOGIA 2. ARTROLOGIA 3. MIOLOGIA 4. ANGIOLOGIA 5. NERVOS
IV CABEÇA
1. CRÂNIO 2. FACE 3. COURO CABELUDO 4. MENINGES 5. ENCÉFALO 6. NERVOS CRANIANOS 7. ARTICULAÇÃO
TEMPORO-MANDIBULAR 8. NARIZ
V PESCOÇO
1. OSSOS 2. FASCIAS 3. MÚSCULOS 4. VÍSCERAS
Docente(s) responsável(eis)
Estágio(s)
NAO
Bibliografia
– MOORE, KL., DALLEY AF (2006). CLINICALLY ORIENTED ANATOMY. 5ª ED., LIPPINCOTT WILLIAMS & WILKINS,
BALTIMORE.
– NETTER FH (2006). ATLAS OF HUMAN ANATOMY, 4ª ED., SAUNDERS, ELSEVIER.
– SEELEY, R., STEPHENS, T., TATE, P. (2003). ANATOMIA E FISIOLOGIA. 6ª ED., LUSOCIÊNCIA
– ESPERANÇA PINA JA. (1995). ANATOMIA HUMANA DA LOCOMOÇÃO, LISBOA. LIDEL.
– SOBOTTA J, PUTZ R, PABST (2006). SOBOTTA ATLAS OF HUMAN ANATOMY (2 VOLS). 14ª ED., LIPPINCOTT
WILLIAMS & WILKINS.
– GRAY´S ANATOMY (2004). 39ª ED, CHURCHILL LIVINGSTONE, LONDRES.