Conhecimentos de Base Recomendados
N/A
Métodos de Ensino
6.1 As opções metodológicas conducentes ao cumprimento do programa da unidade curricular centrar-se-ão em duas componentes pedagógicas fundamentais:
– Componente teórica – exposição oral centrada nos conteúdos previstos;
– Componente prática – desenvolvimento de trabalhos sob orientação docente.
6.2 A avaliação na unidade curricular decorrerá, por opção do aluno, numa das seguintes modalidades:
– Avaliação contínua;
– Avaliação por exame.
A avaliação naquelas modalidades obedecerá a critérios que serão explicitados nos enunciados e/ou outros elementos apresentados, de acordo com as seguintes componentes e pesos:
AV. CONTÍNUA
– Participação presencial – peso de 10% na avaliação global;
– Trabalho individual – peso de 90% na avaliação global;
AV. POR EXAME
– Componente teórica – peso de 30% na avaliação global do exame;
– Componente prática – peso de 70% na avaliação global do exame.
Resultados de Aprendizagem
3.1 Conhecer os conceitos e a terminologia da composição e animação 3D; 3.2 Integrar conhecimentos sobre narrativas visuais, experimentais, diacrónicas e anacrónicas;
3.3 Conhecer o contexto sociocultural e histórico em que se desenvolve esta área visual, integrando os princípios básicos do discurso da animação;
3.4 Saber operar e manipular equipamentos de tecnologia digital de modelação;
3.5 Capacidade de aplicar ambientes luminosos e texturas, de modo realista ou criativo;
3.6 Capacidade de animar sólidos e figuras, assim como câmaras, com destreza técnica e estética.
Programa
4.1 CONTEXTUALIZAÇÃO DA ANIMAÇÃO 3D NA CULTURA VISUAL
4.1.1 Contextualização teórica das artes audiovisuais na contemporaneidade.
4.1.2 Aplicação da Animação 3D em processo de autoria: apresentação de empresas; produções artísticas; e apoios de interesse relevante para futuros profissionais na área.
4.2. MODELAÇÃO
4.2.1 Instruções para uso de ferramentas de modelação 3D.
4.2.2 Modelação de estruturas simples e complexas.
4.3. TEXTURAS E ILUMINAÇÃO
4.3.1 Uso apropriado de modos de texturas e materiais.
4.3.2 Aplicação de iluminação realista e iluminação criativa.
4.4. ANIMAÇÃO
4.4.1 Animação de objetos simples, tendo em consideração a sua especificidade estrutural.
4.4.2 Animação de câmaras: simulação de movimentos de câmara e sequências.
Docente(s) responsável(eis)
Métodos de Avaliação
- - Componente teórica - 30.0%
- - Componente prática - 70.0%
- - Trabalho Individual e/ou de Grupo - 90.0%
- - Assiduidade e Participação - 10.0%
Estágio(s)
NAO
Bibliografia
Alley, T. (2005). Exploring 3D Modeling with Cinema 4D R9. Idea Group Inc.
Gallardo, A. (2001). 3D Lighting: History, Concepts and Techniques. Charles River Media.
Maestri, G. (1999). Animação digital em 3D. Market Books.
Powers, A. (2004). Cinema 4D – The Artist’s Projects Source Book. CMP Bookes.
Heller, S./ Womack, D. (2008) Becoming a Digital Designer. John Wiley & Sons, Inc.
Korenman, J. (2015). You are an Impostor. Florida School Of Motion Inc. Link: http://www.schoolofmotion.com 03-01-2022 12:53 – Pedro José de Jesus Vale Vaz 5
Greyscalegorilla (2015). Tools and Training for 3D. Link: http://greyscalegorilla.com
Iamag (2015). Cinema 4D Tutorials, Link: http://www.iamag.co
Prominto Lab (2015). Cinema 4D Tutorials, Cairo, Egypt. Link: http://www.promintolab.com/
Masters, M. (2015). How to Get Started with 3D. Link: https://www.pluralsight.com/blog/film-games/howto-get-started-in-3d
Campbell, N. and Schmidt, C.