Conhecimentos de Base Recomendados
NA
Métodos de Ensino
A dinâmica da UC será suportada em aulas eminentemente PL. O enquadramento TP será concretizado, recorrendo: apresentação em PowerPoint (projector de multimédia), exposição oral, questionamento individual, indicação de documentos para estudo, realização de trabalhos individuais e de grupo.
Resultados de Aprendizagem
1. Contextualizar e articular os principais conceitos relacionados com os processos de animação e recreação desportiva.
2. Identificar o papel e as características do animador desportivo.
3. Identificar e compreender os fatores de atração e os fatores condicionantes de envolvimento em atividades de animação e recreação desportiva.
4. Saber analisar propostas, programas e ações de animação e recreação desportiva destinadas a diferentes públicos e em diferentes contextos (educativo, recreativo e desportivo).
5. Conhecer e aplicar os instrumentos metodológicos de planeamento e gestão em programas, projetos e eventos de animação e recreação desportiva, em diferentes contextos (educativo, recreativo e desportivo).
6. Identificar, conhecer, compreender e aplicar diferentes técnicas de animação e recreação desportiva.
Programa
1. O conceito de Animação e Recreação Desportiva (ARD)
2. Papel e características do animador em ARD
3. Identificação e reflexão sobre os períodos temporais para a ARD
4. Espaços e recursos materiais para o desenvolvimento de atividades de ARD. Alternativas aos materiais convencionais
5. Processos básicos de organização, planeamento, operacionalização e avaliação de atividades físicas e desportivas na ótica da ARD
6. As atividades no âmbito da ARD como fatores de promoção de valores, atitudes e de comportamentos coletivos e individuais
7. Atividades de natureza recreativa e desportiva (jogos e atividades: recreativas, de cooperação e de oposição; adaptação e recreação de desportos e atividades de ginásio; adaptação e recreação de desportos individuais e coletivos; situações de exercício no âmbito da preparação física de natureza recreativa).
Docente(s) responsável(eis)
Métodos de Avaliação
- - Componente TP - 30.0%
- - Componente PL - 70.0%
- - Assiduidade e Participação - 5.0%
- - Frequência - 55.0%
- - Trabalho Individual e/ou de Grupo - 40.0%
Estágio(s)
NAO
Bibliografia
Angel, M., & Cañellas, A. (1998). La animación deportiva. Barcelona: INDE.
Barcelona, R., Wells, M., & Arthur-Banning, S. (2016). Recreational Sport. Program design, and management. Champagne: Human Kinetics
Brotto, F. (2006). Jogos cooperativos: o jogo e o esporte como exercício de convivência. Santos: Projeto Cooperação.
Coutier, D. et al (1990). Tercera edad, actividades físicas y recreación. Madrid: GYMNOS.
Foguet, B. (1999). 1001 ejercicios y juegos de recreación. Barcelona: Paidotribo.
Lança, R. (2003). Animação desportiva e tempos livres: perspectivas de organização. Lisboa: Caminho.
Ortí, J. (2004). La animación deportiva, el juego y los deportes alternativos. Barcelona: INDE.
Ramos, A. et al. (2001). Animação desportiva para jovens. Coimbra: Almedina.
Stoppani, J. (2000). El servicio deportivo y recreativo municipal: modelos y programas para su desarrollo. Madrid:
GYMNOS.