Animação Gráfica Digital

Conhecimentos de Base Recomendados

Conhecimentos base relativos à teoria do design gráfico;

Conhecimentos básicos relativos à edição e composição de material gráfico multimédia.

Métodos de Ensino

As opções metodológicas conducentes ao cumprimento do programa da unidade curricular centrar-se-ão em três componentes pedagógicas fundamentais:

  • Componente teórica – exposição oral, fornecimento e projeção de conteúdos orientada às matérias previstas, recorrendo sempre que possível a recursos multimédia;
  • Componente prática – exercícios práticos de exploração e consolidação dos conteúdos da unidade curricular.
  • Componente teórico-prática – apresentação, análise e discussão de obras/produções relevantes às matérias lecionadas; 

Resultados de Aprendizagem

Conhecer os princípios básicos do discurso da imagem animada e do design gráfico animado.

Aquisição de conhecimentos teóricos relativos aos princípios do motion design, ao seu estado de arte, aplicabilidade e suportes.

Compreender e aplicar as metodologias de projeto adequadas para a produção de obras de design gráfico animado (motion design).

Desenvolver competências práticas orientadas à edição multidisciplinar do motion design: elementos tipográficos; infográficos; videográficos; e áudio, de forma criativa e com sentido estético.

Programa

INTRODUÇÃO À DISCIPLINA, ESTADO DA ARTE E MOVIMENTOS PERCURSORES

  • Fenómenos da animação e princípios da animação. 5.1.2 Contextualização teórica da história da animação e seus autores.
  • Principais precursores do motion design, influência da animação e do cinema no design gráfico e vice-versa.

MOTION GRAPHICS NA CONTEMPORANEIDADE

  • Motion Graphics- evolução da disciplina e principais autores.
  • Áreas de ação e principais meios.

COMPETÊNCIAS PRÁTICAS

  • Práticas de oficina de animação gráfica: composição gráfica, tipográfica e videográfica.
  • Preparação e planeamento de obra de motion design (Pré-produção): conceito; narrativa; storyboard; concept art; mídias.
  • Desenvolvimento de obra de motion design (Produção): captura e recolha de mídias, edição de conteúdos; sonoplastia; mixagem de meios.
  • Finalização de obra de motion design (Pós-Produção): sincronização; efeitos especiais, correção de cores, renderização e mídias de difusão.

Docente(s) responsável(eis)

Estágio(s)

NAO

Bibliografia

WILLIAMS, R. (2009). The Animator’s Survival Kit. London: Faber and Faber.

BECKERMAN, H.(2003). Animation The whole story. New York: Allworth Press.

CANTOR, J./ VALENCIA, P. (2004). Inspired 3D Short Film Production. Boston: Thomson Press.

CASTRO, I. (2004). Conversas sobre Animação Portuguesa. Cinemateca portuguesa.

FURNISS, M. (2008). Art in Motion: Animation Aesthetics. John libbey & Company.

LUCENA, J. (2006). Arte da animação. Técnica e estética através da história. São Paulo: Editora Senac SP.

ABBADO, A. (2016) Visual Music Masters: Abstract Explorations of Past and Present Artists. SKIRA

CROOK, I. / PEARE, P. (2016) Motion Graphics: Principles and Practices from the Ground Up. Fairchilld Books

HELLER, S./ DOOLEY, M (2008) Teaching Motion Design: Course Offerings and Class Projects from the Leading Graduate and Undergraduate Programs. Allworth Press

HELLER, S./ WOMACK, D. (2008) Becoming a Digital Designer. New Jersey: John Wiley & Sons, Inc.

MANOVICH, L. (2001) The Language of New Media. MIT Press Books

LOVEJOY, M. (1997). Postmodern currents: art and artists in the age of electronic media. Prentice-Hall.

SHAW, A. (2015). Design for Motion: Fundamentals and Techniques of Motion Design. Routledge.

BLAZER, L. (2015). Animated Storytelling: Simple Steps for Creating Animation and Motion Graphics. Peachpit Press.

JACKSON, C. (2018). After Effects for Designers: Graphic and Interactive Design in Motion. Routledge.