Conhecimentos de Base Recomendados
N/A
Métodos de Ensino
6.1 As opções metodológicas centrar-se-ão em três componentes pedagógicas fundamentais: exposição oral centrada nos conteúdos previstos; estudo e apresentação de obras/produções; desenvolvimento de trabalhos sob orientação docente.
6.2 Dada a especificidade desta unidade curricular, o aluno deve garantir a presença mínima em 40 horas de contacto (aulas), assistindo-lhe, nessa condição, o direito à realização de exame, caso não tenha obtido aprovação por avaliação contínua.
AVALIAÇÃO CONTÍNUA
– Participação presencial – peso de 10% na avaliação global;
– Trabalhos práticos – peso de 90% na avaliação global.
EXAME
– Capacidade de comunicação de ideias – peso de 30% na avaliação global do exame;
– Componente Prática – peso de 70% na avaliação global do exame.
Resultados de Aprendizagem
3.1- Compreender e identificar diferentes técnicas de expressão através do conjunto de figuras bidimensionais e tridimensionais.
3.2- Compreender a experimentação e exploração de materiais como técnicas de representação bidimensional e tridimensional.
3.3- Reconhecer, experimentar e explorar a tridimensionalidade com recurso a materiais recuperados.
3.4- Adquirir conhecimentos elementares dos processos de representação pictóricos.
3.5- Desenvolver competências em práticas de composição bidimensional e tridimensional, relacionando-as e adequando-as a diferentes metodologias projetuais.
Programa
4.1- TÉCNICAS DE EXPRESSÃO BI E TRIDIMENSIONAL
4.1.1- Construção e montagem de formas tridimensionais
4.1.2- Materiais e processos de colagem
4.1.3- Técnicas de modelação – pastas de modelar
4.1.4- Pintura a acrílico
4.1.5- Pintura a óleo
4.1.6- Pastel seco e de óleo
4.1.7- A técnica da espátula e dos empastes
4.2- EXPLORAÇÃO, ENSAIO E EXPERIMENTAÇÃO DE MATERIAIS
4.2.1- Superfícies planas e curvas
4.2.2- Deformações manuais (compressão, esticar, estender, enrolar, torcer)
4.2.3- Técnicas mistas
4.2.4- A harmonização da cor
4.2.5- Tipologia e função dos suportes pictóricos
4.3- MATERIAIS RECUPERADOS
4.3.1- Embalagens, materiais ecológicos, materiais compósitos, fios metálicos
4.3.2- Manipulação e exploração
4.4- PRÁTICAS DE COMPOSIÇÃO BI E TRIDIMENSIONAL
4.4.1- Estruturas e tipologias modulares
4.4.2- Relevos em superfícies planas ou curvas, espaços abertos ou fechados
4.4.3- Unidade e variedade, secção de ouro, simetria-assimetria
4.4.4- Da construção à composição
Docente(s) responsável(eis)
Métodos de Avaliação
- - Componente prática - 70.0%
- - Capacidade de comunicação de ideias - 30.0%
- - Trabalhos práticos - 90.0%
- - Participação presencial - 10.0%
Estágio(s)
NAO
Bibliografia
Causey, A. (1998). Sculpture since 1945. Oxford University Press.
Collins, J. (2006). Les peintres contemporains et leur technique. Art et Images.
Dupon, O. (2011). The New Artisans.Thomas & Hudson.
Jackson, P. (2013). Cut & Fold Techniques for Promotional Materials. Laurence King Publishing.
Mayer, R. (2002). Manual do artista. Martins Fontes.
Parramón, J. (1995). As bases da pintura a óleo. Temas e Debates.
Rosier, P. (1990). Le Moulage. Dessain et Tolra.
White, K. (2014). 101 cosas que aprendi en lá escuela de arte. Gustavo Gili.
Zanini, W. (1980). Tendências da escultura moderna. Cultrix.