Conhecimentos de Base Recomendados
N/A
Métodos de Ensino
6.1 As opções metodológicas centrar-se-ão em três componentes pedagógicas fundamentais: exposição oral centrada nos conteúdos previstos; estudo e apresentação de obras/produções; desenvolvimento de trabalhos sob orientação docente.
6.2 Dada a especificidade desta unidade curricular, o aluno deve garantir a presença mínima em 40 horas de contacto (aulas), assistindo-lhe, nessa condição, o direito à realização de exame, caso não tenha obtido aprovação por avaliação contínua.
AVALIAÇÃO CONTÍNUA
– Participação presencial – peso de 10% na avaliação global;
– Trabalhos práticos – peso de 90% na avaliação global.
EXAME
– Capacidade de comunicação de ideias – peso de 30% na avaliação global do exame;
– Componente Prática – peso de 70% na avaliação global do exame.
Resultados de Aprendizagem
3.1- Conceber e imaginar propostas de projetos de pintura em suportes bidimensionais;
3.2- Realizar estudos preparatórios, de cor, à escala, ensaios de materiais e superfícies, texturas, protótipos e modelos ;
3.3- Desenvolver a prática da pintura em oficina e explorar as referências da pintura moderna e contemporânea;
3.4- Experimentar propostas de interpretação pessoal das linguagens plásticas contemporâneas da pintura;
3.5- Conhecer e aplicar as técnicas de pintura sobre diferentes suportes;
3.6- Desenvolver estratégias de composição adequadas às abordagens da pintura contemporânea.
Programa
4.1- Técnicas de pinturas com tintas de água
4.1.1- Pintura a guache
4.1.2- Pintura a acrílico
4.1.3- Pintura com tintas industriais de interior e exterior, esmalte aquoso acrílico
4.1.4- Pintura sobre suporte rígido
4.1.5- Pintura sobre suporte flexível
4.2- Estratégias de composição figurativa e não-figurativa
4.2.1- Apropriação, citação, neo pop, realismo fantástico
4.2.2- Objetividade/foto-realismo
4.2.3- Gestual/expressionista
4.2.4- Cor/interação óptica
4.2.5- Superfície/montagem/colagem
4.3- Materiais, suportes e acessórios
4.3.1- Materiais convencionais e não convencionais
4.3.2- Preparação dos suportes rígidos (madeira, contraplacado, MDF, vidro, acrílico) e suportes flexíveis; telas armadas e preparadas
4.3.3- Cavaletes de pintura, mala para transportar tintas e pincéis; acessórios de proteção, higiene e segurança no estúdio.
4.4- Práticas de pintura
4.4.1- Pintura sobre cartão K-line
4.4.2- Pintura-objeto
4.4.3- Placas e telas.
Docente(s) responsável(eis)
Métodos de Avaliação
- - Trabalho Individual e/ou de Grupo - 90.0%
- - Assiduidade e Participação - 10.0%
- - Componente prática - 70.0%
- - Assiduidade e Participação - 30.0%
Estágio(s)
NAO
Bibliografia
Brigadier, A. (1970). Collage A complete Guide for artists. Whatson Guptill Publications / Pitman Publishing.
Dexter, E. (2006). Vitamin D: New Perspectives in drawing. Phaidon Press. Fuga, A. (2005). Techniques et matériaux des arts. Éditions Hazan.
Guedes, F. (1985). Estudos sobre Artes Plásticas: Anos 40 em Portugal e outros estudos. Imprensa Nacional Casa da Moeda.
O´Reilly, D. (2009). The Body in Contemporary Art.Thames and Hudson.
Mayer, R. (1996). Manual do Artista: as técnicas e materiais. Martins Fontes.
Pinharanda, J. (2011). Pedro Cabrita Reis One after another, a few silent steps. Museu Colecção Berardo. Hatje Cantz.
Sardo, D. (2011). Obras Primas da Arte Portuguesa. Séc. XX – Artes Visuais. Babel/Athena.
Smith, R. (2003). Manual Prático do Artista. Dorling Kindersley e Civilização.
Tàpies, A. (2002). A Prática da Arte. Cotovia.