Conhecimentos de Base Recomendados
N/A
Métodos de Ensino
As aulas da Unidade Curricular de Associativismo e Desenvolvimento têm uma componente teórica (20 horas) e teórico-prática (10 horas). Para além das aulas orientadas diretamente pela docente, outras serão dinamizadas pelos discentes. As aulas teóricas serão centradas na discussão das perspetivas teóricas centrais. As aulas teórico-práticas basear-se-ão na apresentação e discussão de casos práticos, assim como em apresentações a realizar pelos estudantes.
Serão utilizadas duas metodologias de avaliação:
– Avaliação periódica baseada na realização de trabalhos individuais e/ou de grupo ao longo do semestre totalizando 100%;
– Avaliação por Exame: Prova escrita individual – 100.0%
A avaliação por exame consiste na realização de uma prova escrita individual. Os alunos que obtiverem mais de 9,5 pontos serão aprovados no exame. Os alunos que obtiverem pontuação entre 7,5 e 9,4 terão direito a realização de uma prova oral, sendo a nota final correspondente à média das classificações obtidas.
Resultados de Aprendizagem
Identificar o contexto socioeconómico atual à luz de algumas abordagens compreensivas sobre a modernidade e do desenvolvimento, em particular no que respeita à relação do sujeito com o coletivo;
Situar o associativismo na reflexão teórica mais ampla sobre a economia social e solidária;
Identificar os elementos caracterizadores da economia social e solidária;
Compreender o contexto da economia social e solidária em Portugal;
Analisar as práticas associativas que visam a promoção do desenvolvimento local;
Refletir criticamente sobre práticas locais associativas a partir de referenciais teóricos sobre a modernidade e o desenvolvimento.
Programa
1. Paradigmas sobre a modernidade
a. A condição da modernidade – pós-modernidade ou aceleração das condições de mudança?
b. Lugares para o sujeito coletivo
c. Que novos espaços de utopia?
2. Paradigmas sobre o desenvolvimento
a. As teorias da modernização
b. As teorias da dependência
c. Abordagens populistas
d. Teoria do sistema-mundo
e. Novas perspetivas territorialistas
3. A economia social e solidária
a. Conceito(s) e tendências
b. A economia social e solidária em Portugal
c. O associativismo para o desenvolvimento no quadro da economia social e solidária
4. Práticas de associativismo para o desenvolvimento em Portugal
Docente(s) responsável(eis)
Métodos de Avaliação
- - Trabalho Individual e/ou de Grupo - 100.0%
- - Exame - 100.0%
Estágio(s)
NAO
Bibliografia
Amaro, R. (org.) (2012), A Economia Solidária e Desenvolvimento Territorial in Revista de Economia Solidária, nº 5, ACEESA.
Ávila, R. e Campos, J. (2005), La Economia Social en la Unión Europeia, CIRIEC.
Cattani, A., Laville, J-L., Gaigez, L. e Hespanha, P. (2009), Dicionário Internacional de Outra Economia, Coimbra: Almedina.
Coutinho, M. (2003), A economia social em Portugal, Lisboa: CPIHTS e APSS.
Laville, J.L. e Jané, J.G. (2009), Crisis capitalista y economia solidaria, Barcelona: Icaria Editorial.
Monteiro, A. (2001), “As Iniciativas de Desenvolvimento Local e a Diversidade nas Suas Orientações” in Cidades: Comunidades e Territórios, nº8, pp. 53-63.
Pitacas, J. e Reto, L. (coord.) (2020), A Economia Social numa Visão Plural, CIRIEC Portugal.
Tremblay, D.G., Klein, J.L. e Fontan, J.M. (2009), Iniciatives Locales et Dévelopment Socioterritorial, Québes: Télé-université – Université du Québec à Montreal.