Atelier de design têxtil II

Métodos de Ensino

6.1 MÉTODOS DE ENSINO

As opções metodológicas conducentes ao cumprimento do programa da unidade curricular centrar-se-ão na seguinte estratégia pedagógica:

– Exposição oral centrada nos conteúdos previstos;

– Desenvolvimento de trabalhos sob orientação docente.

 

6.2 MÉTODOS DE AVALIAÇÃO

 

Dada a especificidade desta unidade curricular, o aluno deve garantir a presença mínima em 42 horas de contacto (aulas), assistindo-lhe, nessa condição, o direito à realização de exame, caso não tenha obtido aprovação por avaliação contínua.

 

Os trabalhos a realizar obedecerão a critérios que serão explicitados nos enunciados e/ou outros elementos apresentados, de acordo com as seguintes componentes e pesos:

 

AVALIAÇÃO CONTÍNUA

– Exercício 1 – peso de 15% na avaliação;

– Exercício 2 – peso de 35% na avaliação;

– Exercício 3 – peso de 50% na avaliação.

EXAME

– Componente Teórica – Prática- 50% da avaliação

– Componente Prática – 50% da avaliação  

Resultados de Aprendizagem

3.1Estruturar coleção de tecidos para o setor de decoração.

3.2Construir coleção de tecidos para o setor de decoração.

3.3Identificar a metodologia para o planeamento e desenvolvimento de coleções para tecelagem.

3.4Planear coleção de tecidos para vestuário.

Programa

4.1Desenvolvimento de coleções de tecidos para decoração

4.1.1Estruturação da coleção

4.2Desenvolvimento da coleção

4.2.1Criação de tecidos para produtos de decoração

4.2.2Elaboração de coordenadas

4.3 Desenvolvimento de coleções em tecidos para peça de vestuário

4.3.1Metodologia para o planeamento e desenvolvimento de coleções

4.4Planeamento da coleção

4.4.1Definição do conceito

4.4.2Elaboração da gama geral

4.4.3Estruturação da coleção

Docente(s) responsável(eis)

Métodos de Avaliação

Avaliação Contínua
  • - Exercício 2 - 35.0%
  • - Exercício 3 - 50.0%
  • - Exercício 1 - 15.0%

Estágio(s)

NAO

Bibliografia

Barthes, R. (2006). The Language of Fashion. Oxford: Berg.

Calderin, J. (2011). Fashion Design Essentials – 100 Principles of Fashion Desig. Beverly: Rockport Publishers.

Fletcher, K. (2008,). Sustainable Fashion and Textiles: Design Journeys. Berg: Taylor & Francis.

Goddard, A. (2022). Mixed Media Textile Art in Three Dimensions. Abrams

Hemmings, J. (2023). The Textile Reader. Bloomsbury Academic

Igoe, E. (2021). Textile Design Theory in the Making. Bloomsbury Visual Arts.

Jackson, P. (2018). How to make repeat patterns: a guide for designers, architects and artists. Laurence King Publishing.

Jerstorp, K. & Kohlmark, E. (1995). The Textile Design Book. Lark Books.

Koepke, P. (2019). Patterns inside the design library. Phaidon Press Limited.   

Linfante, V. (2023).  Italian Textile Design. Marsilio Arte

Mayer, J. (2021). 500 Patterns. Laurence King Publishing.