Atividades Rítmicas Expressivas – Dança

Conhecimentos de Base Recomendados

NA

Métodos de Ensino

Os conteúdos serão abordados em combinações de nível crescente de complexidade e tratados de forma a estabelecer interligações entre o conhecimento teórico (exposição e diálogo), a experimentação prática, a observação/análise e a recriação. Numa primeira fase, o estudante irá vivenciar exercícios corporais, individualmente e em grupo. Na fase seguinte, e a partir do que experienciou, o estudante, em trabalho de grupo, procurará encontrar soluções expressivas/corporais para as propostas sugeridas nas aulas.

A avaliação será periódica (AP) ou por exame (AE) [200 pontos (p) = 20 valores].

AP

1)Trabalho de concepção de exercícios de movimento/dança- (25% – 50 p)

2)Desempenho corporal/expressivo- (65% – 130 p)

3)Evolução no nível de desempenho- (5% – 10 p)

4) Comportamento e atitude- (5% – 10 p)

AE 

Condições de acesso ao exame: na avaliação contínua  ter uma classificação  mínima de 20 p no item 1) e 65 p no item 2).

O exame constará de uma prova teórica e outra prática.

Resultados de Aprendizagem

1. Compreender a importância da dança como fenómeno sócio-cultural do homem.

2. Compreender a terminologia referente aos conteúdos da disciplina.

3. Adquirir uma consciência corporal através da vivência e análise de múltiplas situações práticas.

4. Analisar das características dos elementos de movimento e das danças.

5.Conceber movimentos e formas coreográficas através da recriação dos elementos de dança estudados.

6. Percecionar o movimento como meio de comunicação, desenvolvendo a criatividade e a imaginação cinéticas

Programa

1. Introdução ao estudo da dança: perspectiva antropológica, dimensões e formas de dança

2. Elementos de movimento

2.1.  Corpo (partes do corpo, acções do corpo -locomotoras e não locomotoras- e formas do corpo)

2.2.  Espaço (próprio/geral – trajectórias, direcções, níveis, planos e volumes)

2.3.  Tempo (cadência, duração e velocidade)

2.4.  Energia (peso e fluência)

2.5. Relação (eu/eu, eu/outro, eu/pequeno grupo, eu/grande grupo e eu/objectos e ambientes)

2.6.  Composição de movimentos

3. Danças tradicionais portuguesas, de outros países e de diferentes épocas

3.1. Recriação de danças

Docente(s) responsável(eis)

Métodos de Avaliação

Avaliação por Exame
  • - teste escrito - 100.0%
avaliação periódica
  • - Evolução no nível de desempenho (5%) + Comportamento e atitude (5%) - 10.0%
  • - Desempenho corporal/expressivo - 65.0%
  • - Trabalho de concepção de exercícios de movimento/dança - 25.0%

Estágio(s)

NAO

Bibliografia

Rodríguez, J. & Frías, J. (2002). Bailes del mundo: una propuesta de bailes populares para Educación Primaria. Barcelona: Paidotribo.

Ruso, H. (2003). La danza en la escuela. Barcelona: Inde.

Parente, T. (2008). Danças tradicionais para crianças e jovens. Portugal: Thierry Parente.

Monteiro, E. (2007). Experiências criativas do movimento: infinita curiosidade. In M. Moura & E. Monteiro (Eds.), Dança em contextos educativos (pp. 179-191). Cruz Quebrada: FMH edições.

Brehm, M. & McNett, L. (2008). Creative dance for learning. The Kinesthetic link. New York: McGraw Hill.

Minton, S. (2013). Coreografia: método básico de creación de movimento. Badalona: Paidotribo.

Fernandes, M. (2007). Coreografia tradicional: princípios de composição. In M. Moura & E. Monteiro (Eds.), Dança em contextos educativos (pp. 167-178). Cruz Quebrada: FMH.

Carline, S. (2011). Lesson plans for creative dance. Connecting with literature, arts, and music. Champaign: Human Kinetics.

Leandro, C., Monteiro, E. & Melo, F. (2018). Manual de Dança Criativa: uma aprendizagem interdisciplinar no 1.ºCiclo do Ensino Básico. Viseu: Psicosoma.