Conhecimentos de Base Recomendados
NA
Métodos de Ensino
Os conteúdos serão abordados em combinações de nível crescente de complexidade e tratados de forma a estabelecer interligações entre o conhecimento teórico (exposição e diálogo), a experimentação prática, a observação/análise e a recriação. Numa primeira fase, o estudante irá vivenciar exercícios corporais, individualmente e em grupo. Na fase seguinte, e a partir do que experienciou, o estudante, em trabalho de grupo, procurará encontrar soluções expressivas/corporais para as propostas sugeridas nas aulas.
A avaliação será periódica (AP) ou por exame (AE) [200 pontos (p) = 20 valores].
AP
1)Trabalho de concepção de exercícios de movimento/dança- (25% – 50 p)
2)Desempenho corporal/expressivo- (65% – 130 p)
3)Evolução no nível de desempenho- (5% – 10 p)
4) Comportamento e atitude- (5% – 10 p)
AE
Condições de acesso ao exame: na avaliação contínua ter uma classificação mínima de 20 p no item 1) e 65 p no item 2).
O exame constará de uma prova teórica e outra prática.
Resultados de Aprendizagem
1. Compreender a importância da dança como fenómeno sócio-cultural do homem.
2. Compreender a terminologia referente aos conteúdos da disciplina.
3. Adquirir uma consciência corporal através da vivência e análise de múltiplas situações práticas.
4. Analisar das características dos elementos de movimento e das danças.
5.Conceber movimentos e formas coreográficas através da recriação dos elementos de dança estudados.
6. Percecionar o movimento como meio de comunicação, desenvolvendo a criatividade e a imaginação cinéticas
Programa
1. Introdução ao estudo da dança: perspectiva antropológica, dimensões e formas de dança
2. Elementos de movimento
2.1. Corpo (partes do corpo, acções do corpo -locomotoras e não locomotoras- e formas do corpo)
2.2. Espaço (próprio/geral – trajectórias, direcções, níveis, planos e volumes)
2.3. Tempo (cadência, duração e velocidade)
2.4. Energia (peso e fluência)
2.5. Relação (eu/eu, eu/outro, eu/pequeno grupo, eu/grande grupo e eu/objectos e ambientes)
2.6. Composição de movimentos
3. Danças tradicionais portuguesas, de outros países e de diferentes épocas
3.1. Recriação de danças
Docente(s) responsável(eis)
Métodos de Avaliação
- - teste escrito - 100.0%
- - Evolução no nível de desempenho (5%) + Comportamento e atitude (5%) - 10.0%
- - Desempenho corporal/expressivo - 65.0%
- - Trabalho de concepção de exercícios de movimento/dança - 25.0%
Estágio(s)
NAO
Bibliografia
Rodríguez, J. & Frías, J. (2002). Bailes del mundo: una propuesta de bailes populares para Educación Primaria. Barcelona: Paidotribo.
Ruso, H. (2003). La danza en la escuela. Barcelona: Inde.
Parente, T. (2008). Danças tradicionais para crianças e jovens. Portugal: Thierry Parente.
Monteiro, E. (2007). Experiências criativas do movimento: infinita curiosidade. In M. Moura & E. Monteiro (Eds.), Dança em contextos educativos (pp. 179-191). Cruz Quebrada: FMH edições.
Brehm, M. & McNett, L. (2008). Creative dance for learning. The Kinesthetic link. New York: McGraw Hill.
Minton, S. (2013). Coreografia: método básico de creación de movimento. Badalona: Paidotribo.
Fernandes, M. (2007). Coreografia tradicional: princípios de composição. In M. Moura & E. Monteiro (Eds.), Dança em contextos educativos (pp. 167-178). Cruz Quebrada: FMH.
Carline, S. (2011). Lesson plans for creative dance. Connecting with literature, arts, and music. Champaign: Human Kinetics.
Leandro, C., Monteiro, E. & Melo, F. (2018). Manual de Dança Criativa: uma aprendizagem interdisciplinar no 1.ºCiclo do Ensino Básico. Viseu: Psicosoma.