Audiologia Clínica III

Conhecimentos de Base Recomendados

O estudante deve ter conhecimentos de realização e  interpretação de avaliação comportamental e fisiológica da audição;

O estudante deve ter conhecimentos de realização e interpretação de avaliação electrofisiológica da audição;

O estudante deve ter conhecimento das principais patologias audio-vestibulares e o modo como elas se traduzem em cada teste de avaliação da audição.

Métodos de Ensino

METODOLOGIAS DE ENSINO:
Aulas expositivas, trabalhos de grupo e orientação tutorial.
AVALIAÇÃO:
Três Trabalhos de grupo – Cada trabalho de grupo desenvolvido e apresentado – 15%;
Avaliação escrita por frequência – 55%
A nota final será a média ponderada das notas obtidas em cada avaliação.
Se a nota final for inferior a 9,5 valores o aluno será submitido a exame escrito.

Resultados de Aprendizagem

– Conhecer os mecanismos e fundamentos do processamento auditivo (central);
– Adquirir conhecimentos sobre testes comportamentaisde avaliação do processamento auditivo (central);
– Adquirir conhecimentos sobre os testes electrofisiológicos de avaliação do processamento auditivo (central);
– Adquirir conhecimentos sobre treino auditivo e seus princípios;
– Estudar os mecanismos da via óssea;
– Saber os conceitos e fundamentos da Hiperacúsia, da Fonofobia e Misofonia e seu relacionamento com os
acufenos;
– Saber os princípios de estudo dos acufenos.

Programa

APRESENTAÇÃO E MARCAÇÃO DE DATAS E METODOLOGIAS DE AVALIAÇÃO – 2h
1. MECANISMOS DE CONDUÇÃO ÓSSEA – 2h
2. HIPERSENSIBILIDADE – 4h
2.1 HIPERACÚSIA
2.2 FONOFOBIA
2.3 MISOFONIA
2.4 ACUFENOS
3. PROCESSAMENTO AUDITIVO (CENTRAL) -4h
PRINCÍPIOS
APLICAÇÃO
ALTERAÇÕES
4. TESTES COMPORTAMENTAIS DE DETECÇÃO DE PERTURBAÇÕES DO PROCESSAMENTO AUDITIVO
(CENTRAL) – 8h
5. PRINCÍPIOS DO TREINO AUDITIVO E PROTOCOLOS BÁSICOS – 4h
6. APRESENTAÇÃO DE TRABALHOS – 4h
7. AVALIAÇÃO ESCRITA – 2h
ORIENTAÇÃO TUTORIAL:
1. ORIENTAÇÃO DA ELABORAÇÃO DE PEQUENOS TRABALHOS EM GRUPO SOBRE AS DIFERENTES
ESTRUTURAS DO SISTEMA AUDITIVO CENTRAL – 2h
2. ORIENTAÇÃO DA ELABORAÇÃO DE RELATÓRIOS AUDIOLÓGICOS DOS DIFERENTES TESTES APLICADOS EM
AUDIOLOGIA EM DIFERENTES SITUAÇÕES PATOLÓGICAS – 6h
3. ORIENTAÇÃO DA ANÁLISE EM GRUPO DE ARTIGOS CIENTÍFICOS SOBRE CASOS CLÍNICOS DE
PROCESSAMENTO AUDITIVO (CENTRAL) – 3h
4. DEMONSTRAÇÃO PRÁTICA DOS DIFERENTES TESTES COMPORTAMENTAIS DE AVALIAÇÃO DO
PROCESSAMENTO AUDITIVO (CENTRAL) – 4h

Docente(s) responsável(eis)

Estágio(s)

NAO

Bibliografia

– Gelfand, S. (2009). Essentials of Audiology. Thieme.
– KATZ, J. et al. (2009) Handbook of Clinical Audiology. 6ºEdição. Philadelphia : Editora: Lippincott Williams &
Wilkins.
– Musiek, F. & Baran, J. (2006) The Auditory System: Anatomy, Physiology, and Clinical Correlates. Pearson.
– Musiek, F. & Chermak, G. D. Handbook of Central Auditory (2006) Processing Disorder, Volume I: Auditory
Neuroscience and Diagnosis, Plural Publishing Inc.
– Chermak, G. D. & Musiek, F. (2006) Handbook of (Central) Auditory Processing Disorder, Vol. 2: Comprehensive
Intervention. Plural Publishing Inc.
– Roeser, R. Valente, M. (2007). Audiology Diagnosis. Thieme.
– Roeser, R. Valente, M. (2007). Audiology Management. Thieme.