Conhecimentos de Base Recomendados
O estudante deve ter conhecimentos de realização e interpretação de avaliação comportamental e fisiológica da audição;
O estudante deve ter conhecimentos de realização e interpretação de avaliação electrofisiológica da audição;
O estudante deve ter conhecimento das principais patologias audio-vestibulares e o modo como elas se traduzem em cada teste de avaliação da audição.
Métodos de Ensino
Aulas expositivas, trabalhos de grupo e orientação tutorial.
Resultados de Aprendizagem
Conhecer os mecanismos e fundamentos do processamento auditivo (central);
Adquirir conhecimentos sobre testes comportamentais de avaliação do processamento auditivo (central);
Adquirir conhecimentos sobre treino auditivo e seus princípios;
Adquirir conhecimentos sobre diagnóstico diferencial entre perturbações do processamento auditivo (central) e outras perturbações como seja a hipoacúsia, a demência e a dislexia;
Adquirir conhecimentos sobre o esforço auditivo, sua avaliação e suas implicações em Audiologia;
Estudar os mecanismos da via óssea;
Saber os conceitos e fundamentos da Hiperacúsia, da Fonofobia e Misofonia e seu relacionamento com os acufenos;
Saber os princípios de estudo dos acufenos;
Programa
Apresentação da unidade curricular e marcação de datas e metodologias de avaliação – 1 hora
1. Mecanismos de condução óssea – 2 horas
2. Hipersensibilidade – 3 horas:
2.1 hiperacúsia
2.2 fonofobia
2.3 misofonia
2.4 acufenos
3. Processamento auditivo (central) – 3 horas
3.1 princípios
3.2 aplicação
3.3 alterações
4. Testes comportamentais de deteção de perturbações do processamento auditivo (central) – 9 horas
5. Princípios do treino auditivo e protocolos básicos – 3 horas
6. Diagnóstico diferencial das perturbações do processamento auditivo (central) – 3 horas
7. Estudo do esforço auditivo – 3 horas
8. Esclarecimento de dúvidas – 1 hora
9. Avaliação escrita – 2 horas
Orientação tutorial:
1. Orientação da elaboração de relatórios audiológicos dos diferentes testes aplicados em audiologia em diferentes situações patológicas – 6 horas
2. Demonstração prática dos diferentes testes comportamentais de avaliação do processamento auditivo (central) – 9 horas
Docente(s) responsável(eis)
Estágio(s)
NAO
Bibliografia
PRIMÁRIA:
Apontamentos fornecidos pela professora.
Artigos científicos recentes sobre os temas abordados na unidade curricular.
Chermak, G. D. & Musiek, F. (2013) Handbook of (Central) Auditory Processing Disorder, Vol. 2: Comprehensive Intervention. Plural Publishing Inc.
Gelfand, S. (2009). Essentials of Audiology. 3ª Edição. Thieme.
Katz, J. et al. (2009) Handbook of Clinical Audiology. 6ºEdição. Philadelphia : Editora: Lippincott Williams & Wilkins.
Musiek, F. & Baran, J. (2020) The Auditory System: Anatomy, Physiology, and Clinical Correlates. Pearson.
Musiek, F. & Chermak, G. D. (2013) Handbook of Central Auditory Processing Disorder, Volume I: Auditory Neuroscience and Diagnosis, Plural Publishing Inc.
SECUNDÁRIA:
Não aplicável