Conhecimentos de Base Recomendados
O aluno deve ter conhecimentos de realização e interpretação do audiograma tonal simples, do audiograma vocal, do timpanograma e das otoemissões acústicas.
Métodos de Ensino
Aulas expositivas e pequenos trabalhos de grupo em sala de aula.
Rastreios e acções de sensibilização na comunidade.
Resultados de Aprendizagem
Adquirir conhecimentos sobre conceitos básicos aplicados em saúde pública e em promoção da saúde e sua
possivel utilização na Audiologia;
Adquirir conhecimentos sobre os rastreios audiológicos nas diferentes faixas etárias;
Introdução ao estudo do processamento auditivo central (intervenção na comunidade).
Programa
APRESENTAÇÃO – 2h
1. CONCEITOS GERAIS – 4h
SAÚDE
DEFICIÊNCIA
INCAPACIDADE
DESVANTAGEM
CIF
2. RASTREIOS AUDIOLÓGICOS – 2h
DEFINIÇÃO
VALIDADE E CONCEITOS ASSOCIADOS:
PREVALÊNCIA
INCIDÊNCIA
FALSOS POSITIVOS
FALSOS NEGATIVOS
– PREVALÊNCIA EM DIFERENTES GRUPOS ETÁRIOS DE:
DEFICIÊNCIA AUDITIVA
VERTIGEM
ACUFENOS
ALTERAÇÕES DO PROCESSAMENTO AUDITIVO CENTRAL (PAC)
IMPACTO-PSICO-SOCIAL DA DEFICIÊNCIA AUDITIVA, VERTIGEM E ACUFENOS E SUA MEDIÇÃO
3. RASTREIO AUDITIVO NEO-NATAL – 3h
4. RASTREIO ESCOLAR E PRÉ-ESCOLAR – 3h
5. RECONHECIMENTO E INTERVENÇÃO NAS PERTURBAÇÕES DO PAC EM MEIO ESCOLAR – 4h
6. PAPEL DO AUDIOLOGISTA NA ESCOLA – 1h
7. EXAME GLOBAL DE SAÚDE – 1h
8. JOVENS E JOVENS ADULTOS – 2h
DOENÇA MENTAL VERSUS DEFICIÊNCIA MENTAL
TRABALHADORES NO RUÍDO
NORMAS E DECRETOS LEIS
9. A AUDIÇÃO NO IDOSO – 2h
10. PROJECTOS AUDIOLÓGICOS NACIONAIS E INTERNACIONAIS – 4h
AVALIAÇÃO ESCRITA – 2h
AULAS PRÁTICAS:Trabalho de investigação, rastreios e acções de sensibilização em escolas e centros de dia.
Docente(s) responsável(eis)
Estágio(s)
NAO
Bibliografia
Diversa bibliografia referida e cedida pela docente no decorrer das aulas.
Diverse literature referred to and courtesy faculty during classes.