Avaliação de Impactes Ambientais

Conhecimentos de Base Recomendados

Convém que os discentes possuam aprovação às unidades curriculares mais específicas da área do ambiente que antecedem esta UC.

Métodos de Ensino

Os conteúdos a leccionar dividem-se em dois níveis de capacidades, a primeira referente à compreensão da filosofia das Avaliações de Impactes Ambientais e da estrutura do processo, bem como a aquisição de noções sobre Avaliação Ambiental Estratégica; a segunda refere-se à aquisição de competências práticas decorrentes da elaboração de um trabalho de fundo sobre casos concretos.
Para a concretização dos objectivos da unidade curricular e a conferência das competências previstas aos alunos, o processo de ensino aprendizagem assenta na organização dos conteúdos a ministrar organizados em aulas teórico-práticas e na realização de um trabalho prático integrador das capacidades e competências descritas neste documento.

Resultados de Aprendizagem

Os discentes deverão:
Compeender a legislação pertinente à realização das Avaliações de Impactes Ambientais;
Conhecer e fundamentar a necessidade das diferentes fases, e das metodologias aplicáveis a cada uma delas.
Compreender a importância do processo de participação pública, conhecer metodologias de participação pública, e a sal eficácia.
Conhecer técnicas de avaliação de impactes.
Possuir competencias técnicas para estruturar e implementar redes de monitorização.
Possuir compertências técnicas para auxilaiar numa auditoria.
Ser proeficientes na utilização de métodos de decisão e avaliação de alternativas

Programa

Módulo 1 Conhecimento do processo de Avaliação de Impactes Ambientais.

1.Introdução às Avaliações de Impactes Ambientais 2.Principios das AIAs 3.Origens e desenvolvimento das AIAs 4.Legislação Nacional e Europeia enquadrantes 5.Delimitação do âmbito do Estudo de Impactes Ambientais 6.Elaboração e conteúdo de um Estudo de Impactes Ambientais 7.Apreciação técnica dos Estudos de Impactes Ambientais 8.Participação pública e audiências públicas 9.A declaração de Impacte Ambiental 10.Pós-Avaliação (monitorização e Auditorias) 11.Métodos de decisão e avaliação de alternativas 12.Avaliação Ambiental Estratégica.

Módulo 2 Elaboração de um Estudo de Impacte Ambiental

1.1descrição do projecto e enquadramento legal 1.2 identificação dos impactes potenciais 1.3 definição do âmbito 1.4 caracterização da situação de referência 1.5 previsão de impactes 1.6 avaliação de impactes e de alternativas 1.7 medidas de mitigação e compensação 1.8 monitorização e lacunas.

Métodos de Avaliação

Avaliação contínua
  • - Trabalho teórico individual - 50.0%
  • - Trabalho prático em grupo - 50.0%
Avaliação por exame
  • - Exame teórico - 50.0%
  • - Exame prático - 50.0%

Estágio(s)

NAO

Bibliografia

Kiely, G. – Environmental Engineering. Mc Graw-Hill, 1997.

Canter, L. W. – Environmental Impact Assessment. Mc Graw-Hill, 1996.

Environmental Resources Management (ERM); Grontmij Consulting Engineers – Guia de Determinação do âmbito das informações a fornecer. Direcção-Geral do Ambiente, Segurança Nuclear e Protecção Civil da Comissão Europeia, 199

Rau, J., Wooten, D., 1980. Environmental Impact Analysis Handbook. McGraw-Hill, 1980. ISBN 0-07-0512175.

Ordem dos Engenheiros – Compêndio Ambiente. Ordem dos Engenheiros – Região Centro, 2001.

Environmental Resources Management (ERM) – Guia de Selecção de Projectos. Direcção-Geral do Ambiente, Segurança Nuclear e Protecção Civil da Comissão Europeia, 1996

Petts, J. – Handbook of Environmental Assessment – Volume 1. Blackwell Science, 1999.

Jesus, J. – Revisão de Estudos de Impacte Ambiental.

Henriques, A. G. – Processo de AIA: Avaliação de Impacte Ambiental. Lisboa: Laboratório Nacional de Engenharia Civil, 1991.

Petts, J. – Handbook of Environmental Assessment – Volume 2. Blackwell Science, 1999