Bases de Dados II

Os alunos devem possuir e dominar conceitos de bases de dados relacionais (Linguagem SQL, Modelos ER e Transacções).

Recomenda-se a conclusão anterior da seguinte unidade curricular:
– Bases de Dados.

Nesta unidade curricular são utilizadas as seguintes metodologias de ensino:

1 – Método expositivo: método explicativo onde fundamentos teóricos e conceito são apresentados pelo professor e discutidos com a turma, seguido de exemplos demonstrativos;

2 – Método experimental: método activo onde o aluno desenvolve o conhecimento através da resolução problemas e o desenvolvimento de projectos laboratoriais individuais ou em dinâmica de grupo, sendo o método predominante.

Cada aula será composta por dois momentos:

1 – Exposição introdutória: No início da aula o docente expõe e discute com os alunos os novos conteúdos em estudo;

2 – Aplicação prática: Após a exposição introdutória, os alunos desenvolvem fichas de trabalho e resolução de problemas, individualmente e em conjunto, para aplicação prática dos novos conceitos, de forma autónoma e sob a orientação do docente.

Espera-se que no final da unidade curricular o aluno esteja habilitado a:

1. Identificar os aspectos físicos de bases de dados e adquirir competências para a sua administração;

2. Identificar e aplicar as técnicas de exploração e análise de dados;

3. Projectar e desenvolver abordagens para transformação e análise de dados;

4. Programar um servidor de bases de dados usando a linguagem PL/SQL.

1. Arquitectura de um SGBD
  2. PL/SQL (Tipos de dados, Estruturas, Excepções, Cursores, Triggers, Procedimenots, Funções e Views)
  3. Desenvolvimento de projectos de base de dados
  4. Armazenamento e parâmetros físicos
  5. Optimização de consultas e índices
  6. Administração de base de dados e conceitos de segurança
  7. Introducção à analise de dados (OLAP, ROLAP e MOLAP; Data Warehousing; Bases de Dados Multidimensionais; Processo ETL; Preparação de dados; Conceitos de Data Mining)

Avaliação Final
  • - um projecto individual com apresentação - 50.0%
  • - uma prova escrita individual - 50.0%
Avaliação Periódica
  • - dois trabalhos práticos individuais - 65.0%
  • - um projecto (individual ou em grupo) com apresentação - 35.0%

Caldeira, C. (2012). Data warehousing – Conceitos e modelos. Edições Silabo.

Coronel, C.  & Morris, S. (2019) Database Systems: Design, Implementation, and Management (13.ª ed.)., Cengage Learning.

Gama, J., Lorena, C., Faceli, K., Oliveira, M., & Carvalho, A. (2017). Extracção de conhecimento de dados: Data mining (3.ª ed.). Edições Sílabo.

Garcia-Molina, H. (2014). Database systems: The complete book. Prentice Hall.

Han, J., Kamber, M., & Pei, J. (2011). Data mining: Concepts and techniques (3.ª ed.). Morgan Kaufmann.

Kimball, R., & Ross., M. (2013). The data warehouse toolkit: The complete guide to dimensional modeling. J. Wiley & Sons.

Santos, M., & Ramos, I. (2017). Business intelligence: Da informação ao conhecimento (3.ª ed.). FCA.

Silberschatz, A., Korth, H. F., & Sudarshan, S. (2019). Database System Concepts (7ª. ed.). McGraw-Hill.

Witten, I., & Frank, E. (2016). Data mining: Practical machine learning tools and techniques (4.ª ed.). Morgan Kaufman.