Bem-estar Animal e Segurança Alimentar

Recomenda-se a frequência com aproveitamento da unidade curricular Unidade Biológica Animal.

Para a concretização dos objectivos da unidade curricular e a conferência das competências previstas aos estudantes, o processo de ensino aprendizagem assenta nos seguintes metodologias de ensino:

1) Exposição das aulas na sala com recurso a apresentações em powerpoint e visualização dos vídeos sobre as temas abordados.

2) Na execução de trabalhos práticos no campo (visita de estudo a explorações e a um Matadouro) e a pesquisa bibliográfica com elaboração de um relatório e com apresentações em powerpoint na sala de aulas.

A produção animal é uma parte muito importante do sistema de alimentação do ser humano, tornando-se imprescindível conhecer as necessidades dos animais produtores de leite, carne e ovos oferecendo-lhes condições de bem-estar durante todo o seu ciclo produtivo. Esta UC permitirá ao aluno adquir uma visão geral dos aspectos mais relevantes das condições ideais para o bem-estar do animal numa exploração, durante o transporte e no abate. A segurança alimentar, sendo um tema multidisciplinar obriga a um conhecimento aprofundado por parte de todos os intervenientes na cadeia da produção do alimento de origem animal ou vegetal.

Conhecer e compreender os conceito de Bem-Estar Animal e Segurança Alimentar.

Identificar os sinais de stress animal nas diferentes espécies pecuárias.

Planear as melhor práticas de uma exploração pecuária atendendo ao Bem-Estar animal.

Planear a produção pecuária garantindo a obtenção de um produto que garanta a Segurança Alimentar.

Módulo 1 (60%): Bem-estar animal

1. Bem-Estar Animal na Exploração – Ruminantes e Monogástricos: Comportamento dos Bovinos, Ovinos, caprinos, Suínos e Aves – Normal e Anormal, Impacto do Maneio, alojamento, alimentação e ambiente sobre o bem-estar do animal e a qualidade de carne e ovos.
  2. Bem-Estar animal dos animais aquáticos – Bem-estar dos peixes criados em viveiros/aquacultura
  3. Bem-Estar Animal no transporte e no abate – Bovinos, Porcos e Aves – Legislação – Qualidade da Carne – Fatores de influência

Módulo 2 (40%): Segurança alimentar

1. O conceito e a importância da Segurança Alimentar na saúde do consumidor.
  2. O processo de abate e a sua importância na Segurança Alimentar.
  3. Condições necessárias para o crescimento bacteriano e formas de o evitar nos alimentos.
  4. Patologias de origem bacteriana, vírica, parasitária e priónica veiculados pelo alimento.
  5. O pescado e a Segurança Alimentar.
  6. Produtos lácteos e a Segurança Alimentar.

Contínua
  • - Mod. 1- Teste escrito (35%) + Apresentação e discussão de trabalho de grupo (15%) - 50.0%
  • - Mod. 2- Teste escrito (35%) + Apresentação e discussão de trabalho de grupo (15%) - 50.0%
Exame Final
  • - Avaliação escrita - 100.0%

CSIRO AND FOOD NUTRICIONAL SCIENCES. Make it safe, a guide to food safety. CSIRO Publishing

FERREIRA F.A., GONÇALVES. Moderna saúde pública. 6ª edição, Lisboa, Fundação Calouste Gulbenkian. 1990.

FERREIRA W.F.C., SOUSA de J.C.F., Microbiologia Volume 1 Lisboa, LIDEL edições técnicas. 1998.

FERREIRA, J.A., FERREIRA C. Doenças infecto-contagiosas dos animais domésticos. Lisboa, Fundação Calouste Gulbenkian, 4ª ed. ISBN: 972-31-0539-X. 1990

GIL INFANTE J. COSTA D.J. Manual de inspecção sanitária de carnes. Lisboa, Fundação Calouste Gulbenkian, 1985.

GIL INFANTE J. Manual de inspecção sanitária de carnes. Volume 1. Lisboa,Fundação Calouste Gulbenkian,2ª ed. ISBN: 972-31-0884-4. 2000

GREGORY, N.G.. Animal welfare and meat science. UK, CABI Publishing, ISBN 0-85199-296-X 1998

QUARESMA C. Alimentos Seguros – Regras fundamentais – Sobreda – Portugal, ISBN 972-9537-5-9. 2001.

YASMINE M., MOY G. and TODD E. Encyclopedia of Food Safety. Elsevier. 2014

EKESBO, I. (2018). Farm Animal Behaviour. Characteristics for Assessment of Health and Welfare. 2nd Edition. CABI, 360 p. ISBN 9781786391391

GRANDIN, TEMPLE (2015). Improving Animal Welfare. A Practical Approach. CABI, 376 p., ISBN 9781780644684

Manual de Bem-Estar Animal (2018). Direção Geral de Alimentação e Veterinária (DGAV) e Confederação dos Agricultores de Portugal (CAP).