Conhecimentos de Base Recomendados
Não aplicável
Métodos de Ensino
Em cada unidade, os conceitos principais são expostos oralmente pelo professor, seguindo-se sessões de discussão, experimentais e/ou visitas de estudo. As sessões experimentais e/ou as visitas de estudo são coordenadas pelo professor e os estudantes trabalham de forma autónoma/ acompanham de forma a aplicar e desenvolver os conceitos teóricos.
Resultados de Aprendizagem
1. Compreender o conceito de biodiversidade a vários níveis de organização biológica e reconhecer a importância da biodiversidade sob diferentes perspetivas.
2. Conhecer as principais ameaças e formas de preservação/conservação da biodiversidade.
Programa
1. Introdução (12 horas): conceito de Biodiversidade; valores relacionados à Biodiversidade (ambiental, de consumo, de produção, ético e moral, estético).
2. Importância da Biodiversidade (12 horas): tipos; padrões; importância.
3. Ameaças à Biodiversidade (12 horas): perda de habitat, exploração excessiva de recursos, espécies exóticas, alterações climáticas.
4. Preservação/Conservação da Biodiversidade (24 horas): taxas de extinção recentes e atuais; estimativas das taxas de extinção atuais; mudança do comportamento humano; legislação; áreas protegidas; restauração do habitat, o papel de Zoos e reprodução em cativeiro.
Docente(s) responsável(eis)
Métodos de Avaliação
- - Teste escrito - 100.0%
- - Relatório - 40.0%
- - Teste escrito - 60.0%
Estágio(s)
NAO
Bibliografia
BEGON, M.; TOWNSEND, C.R.; HARPER, J.L. 2005. Ecology: From Individuals to Ecosystems. 4th ed., Wiley-Blackwell (Chapter 25)
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MATHIAS,M.L. (COORD.); FONSECA, C. et al. (eds.) 2023. Livro Vermelho dos Vertebrados de Portugal Continental. Fciências ID. ICNF. Lisboa. 374 p. Disponível: https://livrovermelhodosmamiferos.pt/projeto
** PRIMACK, R.B. 2014. Essential of Conservation Biology. 6ª Ed. Sinauer. (Chapters 1 – 10, 14, 19)
PRIMACK, R.B. & RODRIGUES, E. 2001. Biologia da Conservação. Londrina, Gráfica Editora Midiograf, 2001.
RAVEN, P.H.; JOHNSON, G.B. 2002. Biology. 6th ed., Boston: McGraw Hill Higher Education. (Chapter 30)
** SODHI, N.S. & P. R. EHRLICH. 2010. Conservation Biology for All, Oxford University Press (Chapters 1,2, 4 – 8, 10, 14)
SOCIEDADE PORTUGUESA DE BOTÂNICA. 2012-2013. Flora-On: Flora de Portugal interactiva. Disponível em http://www.flora-on.pt
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SUTHERLAND, W.J. et al. 2022. A horizon scan of global biological conservation issues for 2023. Trends in Ecology & Evolution. DOI: 10.1016/j.tree.2022.10.005
TOBIN, A. J.& DUSHECK, J. 2005. Asking about life. 3rd ed., Belmont: Thomson Learning, Inc. (Chapters 28)
Legislação específica sob a forma de Directivas, Decretos-Lei, Portarias, etc.
** fontes mais utilizadas