Biologia Celular e Molecular

Não aplicável

As aulas teóricas visam a apresentação detalhada os conteúdos programáticos, utilizando uma metodologia com objetivo de promover a participação direta dos alunos. Pretende-se assim que os alunos assimilem a Biologia Celular e Molecular de uma forma integrada e com uma visão global e aplicada à saúde.

Durante as aulas teóricas, recorrendo a diversos materiais, será proporcionada aos alunos a oportunidade de aplicar os conceitos da disciplina em situações práticas e reais. Com este fim, serão analisados casos clínicos relevantes para a prática profissional futura dos alunos, plataformas online de simulação e conteúdos em vídeo. Serão ainda realizadas fichas de trabalho permitindo aos alunos receber feedback imediato sobre a aquisição de conhecimento e identificar áreas que precisam de ser reforçadas ou aprofundadas em aula.

O aluno deve adquirir conhecimentos sobre:

– Organização Celular; História e evolução do conhecimento da célula;

– Diferenças entre os dois tipos de organização celular – células procarióticas e eucarióticas;

– Conhecimento da organização e função das várias estruturas de uma célula eucariótica;

– Capacidade de identificação dos diferentes organelos e estruturas de uma célula eucariótica;

– Conhecimento das vias de ativação celular.

– Compreensão da estrutura e organização dos ácidos nucleicos e das proteínas.

– Compreensão de processos de regulação da expressão de genes.

– Dominar as técnicas moleculares e genómicas.

– Integrar os conhecimentos de Biologia Celular e Molecular: relacionar os princípios da biologia celular com os processos moleculares que ocorrem dentro da célula.

– Relacionar as estruturas e funções celulares relacionadas e estas contribuem para os processos biológicos.

O aluno deve adquirir competências de:

– Identificação dos componentes e organelos celulares e dos mecanismos de regulação da atividade celular.

– Descrição das estruturas celulares com conhecimento da sua fisiologia normal.

– Compreensão da interligação de processos moleculares a estruturas celulares.

– Compreensão das alterações celulares estruturais e moleculares subjacentes às situações de doença.

Introdução ao estudo da Biologia Celular;

Conceitos básicos de células, tecidos, órgãos e sistemas

A célula procariótica versus eucariótica;

Visão global da célula;

Homeostasia

Compartimentos dos fluídos corporais

Comunicação Celular

A membrana citoplasmática, seus constituintes e organização;

Diferenciações da membrana citoplasmática, interações celulares e moléculas de adesão celular;

Tipos de Transporte transmembranar;

Propriedades excitáveis da célula

Composição e Estrutura Celular

Composição química da célula: água, biomoléculas e iões

Organização intracelular: compartimentos celulares, organelos e seu papel funcional

– Citoesqueleto, funções e dinâmica celular

– Retículo endoplasmático caraterísticas e funções

– Síntese e endereçamento de proteínas

– Complexo de Golgi

– Lisossomas: formação e função

– Peroxissomas: biogénese e metabolismo

Metabolismo Celular

Mitocôndrias, bioenergética e biogénese

Geração de radicais livres, mecanismos antioxidantes e stress oxidativo

Morte celular

Apoptose e Necrose: conceito e mecanismos

O Núcleo Celular

Organização nuclear;

A estrutura do gene, da cromatina e do cromossoma

Dogma Central da Biologia Molecular

DNA e RNA: estrutura e função

Mecanismo de replicação, reparação e recombinação do DNA

Transcrição

Fatores de transcrição

Regulação da expressão génica

Regiões promotoras e ativadoras

Tradução e síntese de proteínas

Ciclo celular e sua regulação

Revisão de conceitos sobre divisão celular

Controlo do ciclo celular: checkpoints e regulação do ciclo celular

Vias de ativação e sinalização celular

Bibliografia primária:

deRobertis, E.M. Biologia Celular e Molecular. Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian, 1996.

Azevedo, C. Biologia Celular e Molecular. Lisboa, Porto, Coimbra : Lidel, cop.1999

Alberts, B. Molecular biology of the cell. New York : Garland Science, cop. 2008

Bibliografia secundária:

Junqueira, L.C., Carneiro, J.. Biologia Celular e Molecular, 9ª edição. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2012.

Alberts, B., Johnson, A., Lewis, J., Raff, M., Roberts, K., Walter, P. Molecular Biology of the Cell, 4ª edição. New York: Garland Science, 2017.

Lodish, H., Berk, A., Zipursky, S.L., Matsudaira, P., Baltimore, D., Darnell, J. Molecular Cell Biology. New York: W. H. Freeman and Company, 2008.

Cooper, G.M. The Cell: A Molecular Approach, 8ª edição. Sunderland, MA: Sinauer Associates, 2019.