Bioquímica e Biologia Molecular

Os estudantes deverão ter conhecimentos de Química Orgânica, nomeadamente da estrutura de grupos funcionais e de estereoquímica.

As aulas teóricas serão orientadas para a compreensão dos fundamentos teóricos da unidade curricular, sendo complementadas com aulas teórico-práticas para a resolução de problemas. Nas aulas teóricas a exposição dos conceitos será efetuada através da utilização de um sistema de projeção de diapositivos em powerpoint e aplicadas algumas metodologias ativas de aprendizagem, nomeadamente a aula invertida e utilização de ferramentas colaborativas como o jamboard. Nas aulas teórico-práticas serão resolvidas fichas de trabalho sobre os diferentes temas abordados. Os estudantes são incentivados a participar durante as aulas teóricas e teórico-práticas. No final das aulas teórico-práticas serão discutidas as respostas aos problemas propostos e aos tópicos abordados. Todo o material de estudo será disponibilizado através da plataforma Inforestudante.

O principal objetivo da unidade curricular (UC) é fornecer aos estudantes os conceitos fundamentais da Bioquímica e Biologia Molecular, de modo a que estes sejam capazes de compreender os conceitos abordados em UC seguintes no plano curricular da licenciatura, da área das Ciências Biológicas. Pretende-se assim, que os estudantes: i) caracterizem a estrutura e função das principais macromoléculas biológicas; ii) comuniquem adequadamente os conhecimentos adquiridos sobre metabolismo celular; iii) Identifiquem os principais processos de regulação e controlo das vias metabólicas; iv) descrevam os vários processos de armazenamento e expressão da informação genética na célula.

1. Breve revisão de conceitos de Química Orgânica. Grupos funcionais e Estereoquímica.

2. Macromoléculas biológicas. Meio aquoso, solubilidade e pH. Estrutura e função das principais macromoléculas biológicas: Proteínas, hidratos de carbono, lípidos e ácidos nucleicos.

3. Metabolismo celular e sua regulação. Anabolismo vs catabolismo. Ciclo do ATP. Glicólise e Neoglucogénese, reações, enzimas, regulação e balanço energético. Ciclo de Krebs, reações, enzimas, regulação e balanço energético. Cadeia respiratória e fosforilação oxidativa, enzimas, inibidores, balanço energético. Breve introdução à biossíntese e degradação de lípidos, metabolismo dos aminoácidos e fotossíntese.

4. Biologia molecular. Mecanismos da replicação, transcrição e síntese proteica. Mecanismos de variabilidade genética e de reparação do DNA.

Avaliação por Exame
  • - Exame - 100.0%
Avaliação Contínua
  • - Execução de mini-testes escritos periódicos - 100.0%

Bibliografia recomendada:

1. Campos, L.S. (2009). Entender a Bioquímica. 5ª edição. Lisboa: Escolar Editora. (6-15-24 (ISEC) – 14151).

2. Halpern, M., Freire, A. e Quintas, A. (2008). Bioquímica: Organização Molecular da Vida. Lisboa: Lidel. (6-15-30 (ISEC) – 14439).

3. Hoboken, N.J. (2006). Concepts in biochemistry. 3ª edição. John Wiley & Sons. (6-15-25 (ISEC) – 14167).

Bibliografia complementar:

1. Nelson, D. and Cox, M. (2012). Lehninger Principles of Biochemistry. 6th edition. New York: W.H. Freeman and Company.

2. Elliott, W. and Elliott, D. (2008). Biochemistry and Molecular Biology. 4th edition. Oxforf University Press.

3. Murray, R., Granner, D. e Rodwell, V. (2010). Harper Bioquímica Ilustrada. 28ª edição. New York: Mc Graw Hill.