Métodos de Ensino
1. Exposição formal, pelo docente, limitada à transmissão de conteúdos chave/estruturantes relacionados com os aspectos teóricos da unidade curricular; 2. Pesquisa bibliográfica especializada, orientada pelo docente, sobre tópicos particulares do programa; 3. Execução de trabalhos práticos em laboratório e em campo; 4. Apresentação oral (lecionação dos conteúdos) e discussão dos resultados da pesquisa e/ou resultados dos trabalhos práticos; 5. Realização de saídas de campo para observação, recolha e identificação de espécies.
Resultados de Aprendizagem
a) Identificar a estrutura e organização interna do corpo vegetal relacionando-a com a função dos diferentes órgãos;
b) Saber identificar espécies vegetais com base na caraterização morfológica de plantas inteiras e/ou partes de plantas, recorrendo a Floras, e-Floras, chaves dicotómicas, Guias de Campo, material de herbário e outras fontes;
c) Conhecer algumas das espécies autóctones de Portugal com maior interesse, incluindo principalmente espécies arbóreas e arbustivas mas também algumas herbáceas;
d) Conhecer as espécies alóctones com maior interesse nos espaços florestais e naturais (incluindo espécies utilizadas e invasoras);
e) Desenvolver a curiosidade pelas plantas.
Programa
a) Histologia e anatomia vegetais: tecidos e suas caraterísticas histológicas; anatomia primária e secundária; anatomia da raiz, caule e folha, e sua relação com as funções, nos principais grupos taxonómicos de plantas vasculares; b) Morfologia externa da raiz, caule, folha, flor, inflorescência e fruto; c) Princípios de sistemática, taxonomia e nomenclatura vegetais; caraterização dos principais grupos taxonómicos de plantas vasculares; d) Caraterização (taxonomia; morfologia comparada; área de distribuição; vicariância; interesse e utilização) das espécies com maior interesse nas áreas florestais e naturais em Portugal, incluindo espécies das famílias: Adoxaceae, Altingiaceae, Anacardiaceae, Betulaceae, Cistaceae, Cupressaceae, Ericaceae, Fabaceae, Fagaceae, Ginkgoaceae, Juglandaceae, Lauraceae, Magnoliaceae, Malvaceae, Moraceae, Myrtaceae, Oleaceae, Pinaceae, Pittosporaceae, Platanaceae, Proteaceae, Rosaceae, Salicaceae, Taxaceae e Ulmaceae, entre outras.
Métodos de Avaliação
- - não foi descrita na FUC submetida à A3ES - 100.0%
- - 1) Teste teórico-prático de identificação (40%); 2) Trabalho prático de herborização (20%). - 60.0%
- - 1) Mini-testes com duração inferior a 30 min. (20%); 2) Trabalhos práticos e de pesquisa com possibilidade de apresentação oral (20%). - 40.0%
Estágio(s)
NAO
Bibliografia
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