Comércio e Negociação Económica Internacional

São recomendados conhecimentos base de Microeconomia e de Macroeconomia.

Aulas teórico-práticas. Em cada tópico do programa, a exposição teórica dos conteúdos será consolidada com casos práticos.

Objetivos:

Fornecer aos estudantes uma visão de conjunto das principais forças enformadoras das relações económicas
internacionais, dos principais protagonistas dessas relações e das consequências, para as economias
nacionais, da participação em todo o processo de globalização da atividade económica.
Sensibilizar os estudantes para a percepção do funcionamento das relações económicas internacionais
atuais, para os principais objetivos, interações e consequências da ação dos vários países e agentes
económicos, no conjunto da economia internacional.

Competências a adquirir:

C1. Conhecimento: conhecer as principais teorias que explicam o comércio internacional e o movimento internacional de fatores produtivos (Temas III e IV do programa).

C2. Compreensão: compreender como todos os países podem beneficiar com o comércio internacional e quais os riscos envolvidos (Temas I, II, III, IV e VI do programa).

C3. Aplicação: aplicar as teorias de comércio para justificar o volume e sentido do comércio internacional e de movimentos internacionais de fatores produtivos entre os países (Temas III, IV e VI do programa).

C4. Análise: analisar a evolução do comércio internacional e do sistema monetário internacional, e compreender o papel das taxas de câmbio e da valorização/desvalorização da moeda na competitividade e estabilidade económica dos países, e na sua balança de pagamentos (Temas I, II e V do programa).

C5. Síntese: entender como podem o comércio internacional e o movimento internacional de fatores produtivos contribuir para o desenvolvimento dos países (Temas III, IV e VI do programa).

C6: Formulação de juízos: ser capaz de prever as consequências de alterações contextuais ou de política económica no padrão de comércio internacional e no movimento internacional de fatores produtivos entre os países (Temas III e IV do programa).

Tema I: 1.Quadro legal do comércio internacional
Tema II: As Relações Económicas Internacionais Contemporâneas: Evolução e Atualidade
Tema III: Comércio Internacional: Teorias Fundamentais e Economia Política
Tema IV: Movimentos Internacionais de Fatores de Produção: O Investimento Internacional e a Governança Global
Tema V: Relações Monetárias e o Sistema Financeiro Internacional
Tema VI: Desenvolvimento e Subdesenvolvimento

Appleyard, D. R. e Field Jr., A. J. (2014). International Economics, 8th edition. McGraw-Hill, New York.

Fontoura, M. P. e Magriço, V. (2022). Economia Internacional – Manual de Exercícios. Almedina, Coimbra.

Krugman, P. R., Obstfeld, M. e Melitz, M. J. (2015). Economia Internacional, 10ª edição. Pearson, São Paulo.

COHN, T. (2008). Global Political Economy – Theory and Practice. Pearson International Edition, 4ª Edição.
PUGEL, T. (2004). International Economics. McGraw-Hill, Boston.
SPERO, J e HART, J. (2009). The Politics of International Economic Relations. Ed. Wadsworth, Cengage Learning.

COSTA, Carla (2010). Temas de Relações Económicas Internacionais. ISCSP, Colecções Pedagógicas, Lisboa.
COSTA, Carla (2010). Crises Financeiras na Economia Mundial. Ed. Almedina, Coimbra.