Conhecimentos de Base Recomendados
Esta Unidade Curricular não carece de conhecimentos prévios além dos que constam no plano curricular.
Métodos de Ensino
As aulas são constituídas por duas componentes, teórica e prática de forma a proporcionar ao aluno uma
aquisição de conhecimentos estruturada em fundamentos de base teórica e validada com ferramentas de
aplicação prática. O aluno terá acesso aos diapositivos que a bibliografia integra bem como a material de
estudo desenvolvido pelo docente.
Resultados de Aprendizagem
Objectivos:
- Esta unidade curricular visa dotar os alunos de um conjunto de capacidades instrumentais e conceptuais no domínio do comércio eletrónico. Nomeadamente, a abordagem aos novos modelos de comércio e negócio eletrónico, como a utilização da web 2.0 e das redes sociais.
Competências:
No final do semestre, os alunos serão capazes de:
- Explicar os principais conceitos relacionados com o comércio eletrónico.
- Explicar o processo de introdução de aplicações comércio eletrónico numa organização.
- Explicar as tecnologias e infraestruturas de suporte subjacentes.
- Discutir as questões de segurança e de legislação envolvidas na realização de transações comerciais na internet.
- Estarão aptos também para, desenvolver um negócio baseado num site web, nas redes sociais e através do desenvolvimento de aplicações para o “smartphone”.
- Serão também capazes de aferir e validar resultados das estratégias e dos diferentes modelos
de negócio implementados tendo por base métricas com suporte na web analítica.
Programa
- Introdução ao comércio eletrónico.
- Conceitos e modelos de comércio eletrónico.
- Infraestrutura de comércio eletrónico: a internet, a web e as plataformas “mobile”.
- Desenvolvimento de uma presença online: website, redes sociais, sites “mobile” e Aplicações para
smartphone. - Segurança e sistemas de pagamento no comércio eletrónico.
- O marketing eletrónico no negócio digital.
- Gestão do relacionamento com o cliente.
- Gestão da procura e da cadeia de fornecimento.
- Novas tendências no comércio eletrónico.
Docente(s) responsável(eis)
Estágio(s)
NAO
Bibliografia
- E-commerce 2023-2024: business, technology, society; Pearson; (July, 2023) Global Edition 17th Edition by Kenneth Laudon (Author), Carol Traver (Author), ISBN-13: 978-1292449722
- Digital Business and E-Commerce Management 7th Edition,by Dave Chaffey (Author), Tanya Hemphill (Author), David Edmundson-Bird (Author) , Pearson; 7 edition (June 13, 2019), ISBN-13: 978-1292193335
- Growth IQ: Master The 10 Paths To Grow Your Business, Pan MacMillan (2018), Tiffani Bova, ISBN-13: 978-1529004670
- Comércio Eletrónico, Edições Esgotadas (2022), Luís Filipe Caetano, ISBN: 978-9899092532
- E-Commerce para Gestores: Lançar e gerir uma loja online, Editora d’Ideias (outubro de 2022), Vera Maia, ISBN-13: 978-9895381739
- The Digital Transformation Playbook: Rethink Your Business for the Digital Age, Columbia BusinessSchool Publishing (April 5, 2016), ISBN-13: 978-0231175449
- Management Information Systems: Managing the Digital Firm, 16th edition, Kenneth C. Laudon, Jane P. Laudon, Published by Pearson (March 13th 2019), ISBN-13: 978-0135191798