Comércio Electrónico

Conhecimentos de Base Recomendados

Esta Unidade Curricular não carece de conhecimentos prévios além dos que constam no plano curricular.

Métodos de Ensino

As aulas são constituídas por duas componentes, teórica e prática de forma a proporcionar ao aluno uma
aquisição de conhecimentos estruturada em fundamentos de base teórica e validada com ferramentas de
aplicação prática. O aluno terá acesso aos diapositivos que a bibliografia integra bem como a material de
estudo desenvolvido pelo docente.

Resultados de Aprendizagem

Objectivos:

  • Esta unidade curricular visa dotar os alunos de um conjunto de capacidades instrumentais e conceptuais no domínio do comércio eletrónico. Nomeadamente, a abordagem aos novos modelos de comércio e negócio eletrónico, como a utilização da web 2.0 e das redes sociais.

Competências:

No final do semestre, os alunos serão capazes de:

  • Explicar os principais conceitos relacionados com o comércio eletrónico.
  • Explicar o processo de introdução de aplicações comércio eletrónico numa organização.
  • Explicar as tecnologias e infraestruturas de suporte subjacentes.
  • Discutir as questões de segurança e de legislação envolvidas na realização de transações comerciais na internet.
  • Estarão aptos também para, desenvolver um negócio baseado num site web, nas redes sociais e através do desenvolvimento de aplicações para o “smartphone”.
  • Serão também capazes de aferir e validar resultados das estratégias e dos diferentes modelos
    de negócio implementados tendo por base métricas com suporte na web analítica.

Programa

  1. Introdução ao comércio eletrónico.
  2. Conceitos e modelos de comércio eletrónico.
  3. Infraestrutura de comércio eletrónico: a internet, a web e as plataformas “mobile”.
  4. Desenvolvimento de uma presença online: website, redes sociais, sites “mobile” e Aplicações para
    smartphone.
  5. Segurança e sistemas de pagamento no comércio eletrónico.
  6. O marketing eletrónico no negócio digital.
  7. Gestão do relacionamento com o cliente.
  8. Gestão da procura e da cadeia de fornecimento.
  9. Novas tendências no comércio eletrónico.

Docente(s) responsável(eis)

Estágio(s)

NAO

Bibliografia

  1. E-commerce 2023-2024: business, technology, society; Pearson; (July, 2023) Global Edition 17th Edition by Kenneth Laudon (Author), Carol Traver (Author), ISBN-13:    978-1292449722
  2. Digital Business and E-Commerce Management 7th Edition,by Dave Chaffey (Author), Tanya Hemphill (Author), David Edmundson-Bird (Author) , Pearson; 7 edition (June 13, 2019), ISBN-13: 978-1292193335
  3. Growth IQ: Master The 10 Paths To Grow Your Business, Pan MacMillan (2018), Tiffani Bova, ISBN-13: 978-1529004670
  4. Comércio Eletrónico, Edições Esgotadas (2022), Luís Filipe Caetano, ISBN: 978-9899092532
  5. E-Commerce para Gestores: Lançar e gerir uma loja online, Editora d’Ideias (outubro de 2022), Vera Maia, ISBN-13: 978-9895381739
  6. The Digital Transformation Playbook: Rethink Your Business for the Digital Age, Columbia BusinessSchool Publishing (April 5, 2016), ISBN-13: 978-0231175449
  7. Management Information Systems: Managing the Digital Firm, 16th edition, Kenneth C. Laudon, Jane P. Laudon, Published by Pearson (March 13th 2019), ISBN-13: 978-0135191798