Comércio Internacional

Conhecimentos de Base Recomendados

Agronomia, economia e gestão

Métodos de Ensino

O desenvolvimento da componente teórica é realizado com recurso ao método expositivo, recorrendo a estratégias de exposição participada, estudo de casos, exemplos práticos, resolução de exercícios individuais ou em grupo. Elaboração em grupo de trabalho monográfico sobre o comércio internacional constitui a parte prática

Resultados de Aprendizagem

Esta UC tem por objetivo proporcionar ao estudante um conhecimento pormenorizado do funcionamento das instituições internacionais e dos princípios do comércio internacional. Examina ainda o desenvolvimento do comércio internacional, o desenvolvimento das políticas e dos instrumentos do comércio e o efeito das políticas nacionais no comércio internacional. Identifica os efeitos positivos e negativos da globalização e as suas implicações nas estratégias de marketing. O aluno deverá adquirir competências na economia internacional, deverá conhecer as principais politicas internacionais, calcular e interpretar os rácios referentes às politicas internacionais que influência o comércio. Deverá ainda saber analisar o comportamento do consumidor, conhecer algumas das características dos consumidores nos principais mercados e conhecer técnicas de marketing dirigidas para os mercados de exportação

Programa

O comércio internacional, a economia internacional e os Indicadores aplicados ao comércio internacional. Teorias sobre comércio internacional: A abordagem mercantilista; Adam Smith e o conceito de vantagem absoluta; David Ricardo e o conceito de vantagem comparativa. As Nova Abordagens: Teoria da dotação factorial relativa, a Teoria do ciclo de vida (internacional) do produto e a Teoria da Vantagem Competitiva Nacional. Os efeitos da abertura de mercados na economia (ganhos e perdas) Organização Mundial do Comércio (OMC), os princípios e as disputas na OMC. As políticas e os conflitos comerciais dos dois Grandes Blocos e os Acordos regionais. Agenda DOHA O Marketing internacinal e comportamento do consumidor. As dinâmica do comércio global. Estratégias de entrada no mercado internacional e a Investigação de mercados. Identificação de segmentos de mercado e o marketing mix em contexto internacional.

Docente(s) responsável(eis)

Métodos de Avaliação

Exame
  • - Avaliação 2: Trabalho e apresentação - 60.0%
  • - Avaliação 1: teste escrito - 40.0%
Avaliação continua
  • - Avaliação 2: Trabalho e apresentação - 60.0%
  • - Avaliação 1: teste escrito - 40.0%

Estágio(s)

NAO

Bibliografia

Hirshleifer, J. e Amihai, G. (1992). Price Theory and Apllications. Englewood Cliffs: Preentice – Hall.

Krugman P., Obstfeld M. e Melitz, M. (2015). Economia Internacional. São Paulo: Pearson Education do Brasil.

Lipesy, R., Stilwell., J.A. e Clarke, R. (1988). Práticas de Economia Positiva. Vicens Universidad.

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Kevin, R., Hartely, S., Berkowitz, E. e Rudelius, W. (2007) Marketing, 8ª ed. São Paulo: Mc-Graw-Hill.

Tsakok, I. (1990). Agricultural price policy: a practitioner´s guide to partial equilibrium. Ithaca and London: Cornell University Press.