Conhecimentos de Base Recomendados
Não aplicável
Métodos de Ensino
Nesta unidade curricular, são utilizados os seguintes métodos de ensino:
a) Métodos verbais, com utilização de exposição, explicação, diálogo, debate e interrogação;
b) Métodos intuitivos, com utilização de demonstração, audiovisuais e textos escritos;
c) Métodos ativos, com utilização de trabalhos em grupo e estudo de casos.
Resultados de Aprendizagem
No final do semestre os discentes devem conseguir:
Aplicar um conjunto de instrumentos de análise necessários à explicação dos fenómenos de globalização dos mercados e da produção que caracterizam atualmente a economia mundial.
Interpretar o Comércio Internacional como ramo da Teoria Económica, e demonstrar a importância do comércio internacional e do investimento direto estrangeiro enquanto fenómenos da economia real.
Analisar e interpretar dados estatísticos do comércio internacional – utilização de indicadores quantitativos e qualitativos.
Reconhecer as principais teorias explicativas do comércio internacional, i.e., dos principais determinantes do padrão das trocas internacionais e do padrão da especialização produtiva.
Distinguir os diferentes níveis de integração económica, confrontando os custos e os benefícios. Reconhecer os desafios atuais para as empresas no marketing internacional
Identificar o processo e opções de entrada em mercados internacionais
Criar e controlar programas de marketing internacional.
Programa
1. Circuitos económicos
2. As relações económicas com o Resto do Mundo
3. A economia portuguesa no contexto da União Europeia
4. Fórmula de implantação no exterior
5. Comércio nos mercados emergentes
6. Marketing internacional
Docente(s) responsável(eis)
Métodos de Avaliação
- - exame escrito - 100.0%
- - 2 frequencia escrita - 40.0%
- - Trabalho de grupo - 20.0%
- - 1 frequencia escrita - 40.0%
Estágio(s)
NAO
Bibliografia
Africano, P.A., Afonso, O., Forte, R., Bastro, F., Alves, R., Fonseca, M. (2018). Comércio Internacional Teorias, Políticas e Casos Práticos. Almedina
Amador, J. (2017). Portugal e o Comércio Internacional. FFMS
Brito, C. M. e Lencastre, P. (2014). Novos Horizontes do Marketing. Publicações Dom Quixote
Kotler, P. (2010). Marketing 3.0. Actual Editora
Marques, A. (2023). Comércio Internacional E Crescimento A Longo Prazo: O Contexto Mundial, Notas Sobre Portugal. Almedina
Neves, J. (2019). Introdução à Economia, 9ª edição. Verbo.
Rodrigues, V. et al. (2009). b-Mercator. Publicações D. Quixote