Comércio Internacional

Conhecimentos de Base Recomendados

Não aplicável

Métodos de Ensino

Nesta unidade curricular, são utilizados os seguintes métodos de ensino:

a) Métodos verbais, com utilização de exposição, explicação, diálogo, debate e interrogação;

b)  Métodos intuitivos, com utilização de demonstração, audiovisuais e textos escritos;

c) Métodos ativos, com utilização de trabalhos em grupo e estudo de casos.

Resultados de Aprendizagem

No final do semestre os discentes devem conseguir:

Aplicar um conjunto de instrumentos de análise necessários à explicação dos fenómenos de globalização dos mercados e da produção que caracterizam atualmente a economia mundial.

Interpretar o Comércio Internacional como ramo da Teoria Económica, e demonstrar a importância do comércio internacional e do investimento direto estrangeiro enquanto fenómenos da economia real.

Analisar e interpretar dados estatísticos do comércio internacional – utilização de indicadores quantitativos e qualitativos.

Reconhecer as principais teorias explicativas do comércio internacional, i.e., dos principais determinantes do padrão das trocas internacionais e do padrão da especialização produtiva.

Distinguir os diferentes níveis de integração económica, confrontando os custos e os benefícios. Reconhecer os desafios atuais para as empresas no marketing internacional

Identificar o processo e opções de entrada em mercados internacionais

Criar e controlar programas de marketing internacional.

Programa

1. Circuitos económicos

2. As relações económicas com o Resto do Mundo

3. A economia portuguesa no contexto da União Europeia

4. Fórmula de implantação no exterior

5. Comércio nos mercados emergentes

6. Marketing internacional

Docente(s) responsável(eis)

Métodos de Avaliação

avalicao final por exame
  • - exame escrito - 100.0%
Avaliacao periodica
  • - 2 frequencia escrita - 40.0%
  • - 1 frequencia escrita - 40.0%
  • - Trabalho de grupo - 20.0%

Estágio(s)

NAO

Bibliografia

Africano, P.A., Afonso, O., Forte, R., Bastro, F., Alves, R., Fonseca, M. (2018). Comércio Internacional Teorias, Políticas e Casos Práticos. Almedina

Amador, J. (2017). Portugal e o Comércio Internacional. FFMS

Brito, C. M. e Lencastre, P. (2014). Novos Horizontes do Marketing. Publicações Dom Quixote

Kotler, P. (2010). Marketing 3.0. Actual Editora

Marques, A. (2023). Comércio Internacional E Crescimento A Longo Prazo: O Contexto Mundial, Notas Sobre Portugal. Almedina

Neves, J. (2019). Introdução à Economia, 9ª edição. Verbo.

Rodrigues, V. et al. (2009). b-Mercator. Publicações D. Quixote