Conhecimentos de Base Recomendados
Matemática e Análise de Circuitos.
Métodos de Ensino
As aulas teóricas são expositivas (sendo feita uma exposição teórica de cada assunto), com o apoio de um videoprojector e do quadro da sala de aula, complementadas com a resolução de exercícios.
Nas aulas práticas serão resolvidos exercícios individualmente e em pequenos grupos.
Resultados de Aprendizagem
O objetivo de Complementos de Análise de Circuitos é, partindo das bases adquiridas, transmitir aos alunos os conhecimentos e as noções indispensáveis à resolução de circuitos de corrente alternada sinusoidal trifásica.
Programa
1) Correção do Fator de Potência em circuitos de Corrente Alternada Monofásica Sinusoidal.
2) Corrente Alternada Trifásica. Sistemas equilibrados e desequilibrados.
3) Potências ativa, reativa e aparente nos sistemas trifásicos.
4) Cálculo de circuitos trifásicos.
5) Correção do Fator de Potência em circuitos de Corrente Alternada Trifásica Sinusoidal.
Docente(s) responsável(eis)
Métodos de Avaliação
- - Exame - 100.0%
- - Teste 1 - 50.0%
- - Teste 2 - 50.0%
Estágio(s)
NAO
Bibliografia
Robbins, A. H., & Miller, W.C. (2004). “Circuits Analysis: Theory and Practice”. 3rd Edition, Clifton Park, NY: Thomson, Delmar Learning.
Edminister, J. A. (2005). “Teoria e problemas de Circuitos Eléctricos”. Bookman Companhia Ed. ISBN 853630551/9788536305516.
Sadiku, M., Alexander, C., & Musa, S. (2012). “Applied Circuit Analysis”. Science Engineering & Math; McGraw-Hill Higher Education. ISBN-13: 978-0071317825.
Hayt, W., KEMMERLY, J., & Durbin, S. (2012). “Engineering Circuit Analysis”. McGraw-Hill Higher Education. ISBN: 9780071317061.
Brandão, D. P. L. (1987). “Eletrotecnia Geral “. Gulbenkian Ed.. 1-3-147 (ISEC) – 04923
Santos, J. B. (1997). “Análise de Circuitos Elétricos “. Coimbra: Minerva.
Bessonov, L. (1977). “Electricidade Aplicada para Engenheiros”. Lisboa: Livraria Lopes da Silva. 1-3-211 (ISEC) – 08935
Material de Apoio Disponível:
– Apresentações realizadas nas aulas teóricas;
– Folhas de Problemas.