Comunicação e Relações Interpessoais

Conhecimentos de Base Recomendados

Não aplicável

Métodos de Ensino

Aulas teórico-práticas; trabalhos práticos orais e escritos.

Resultados de Aprendizagem

1. Desenvolver competências de compreensão e expressão oral e escrita. 2. Conhecer procedimentos para o registo e tratamento da informação obtida através de material impresso e online. 3. Compreender o papel da comunicação como instrumento de qualidade no desenvolvimento de competências sociais de relacionamento interpessoal.

 

 

Programa

1. Compreensão e expressão oral e escrita: características da expressão oral e escrita: semelhanças e diferenças; erros mais comuns (ortográficos, de concordância, regência e construção morfológica e sintática); adequação do discurso à situação de comunicação; coesão e coerência textuais. 2. Tratamento da informação obtida através de material impresso e online: elaboração de resumos e palavras-chave; estruturação de relatórios científicos; tipos de citações e modos de referência à fonte; elaboração de bibliografias de acordo com as normas nacionais e internacionais. 3. A comunicação nas relações interpessoais: requisitos de uma comunicação eficaz: identificação dos obstáculos à comunicação; princípios básicos da comunicação face a face; a comunicação não-verbal; atitudes propiciadoras da comunicação; técnicas de comunicação oral e escrita no atendimento ao público; diferentes estilos de comunicação e comportamentos interpessoais; o trabalho de equipa; gestão de conflitos.

Docente(s) responsável(eis)

Métodos de Avaliação

Exame
  • - Teste escrito - 60.0%
  • - Apresentação oral - 40.0%
Avaliação contínua
  • - Apresentação oral - 30.0%
  • - Teste escrito - 40.0%
  • - Trabalho prático - 30.0%

Estágio(s)

NAO

Bibliografia

CUNHA, P. MOREIRA, M. SILVA, P. (2003). Estilos de gestão de conflitos: uma contribuição para a prática construtiva de resolução de conflitos. Recursos Humanos Magazine. novembro/dezembro, nº29, p. 42-52. ESTRELA, E.; SOARES, M.A.; LEITÃO, M.J. (2004). Saber escrever, saber falar. Lisboa: Publicações Dom Quixote GIBBONS, B. (2007). Comunicar com êxito. Porto: Porto Editora GOMES, F.A. (2008). O acordo ortográfico. Porto: Porto Editora. INSTITUTO PORTUGUÊS DA QUALIDADE (2001).N P 405-1.1994, Informação e documentação -Referências bibliográficas: documentos impressos e NP 405-4.2002. Informação e documentação -Referências bibliográficas: documentos eletrónicos. KOCH, I.V. (2001). A coesão textual. 15th. São Paulo: Editora Contexto. KOCH, I.V. TRAVAGLIA, L. C. (2002). A coerência textual. São Paulo: Editora Contexto. PINTO, A (1991). A Dinâmica do Relacionamento Interpessoal. Lisboa: IEFP.