Comunicação nas organizações do setor social

Conhecimentos de Base Recomendados

N/A

Métodos de Ensino

Metodologia de ensino:

i) sessões teórico-práticas, com uma componente expositiva e de análise e discussão de casos.

Avaliação Contínua

– um trabalho de grupo: 50% (nota mínima 7,5)

– um teste individual: (50% (nota mínima de 7,5)

Avaliação final:

– Teste individual de conhecimentos: 100% 

Resultados de Aprendizagem

O objectivo da UC é evidenciar o papel da comunicação na construção de uma imagem  e reputação das organizações do sector social, reflectindo sobre as estratégias, as dinâmicas, as ferramentas específicas e os desafios da comunicação neste tipo de organizações.

Pretende-se:

– apresentar a comunicação estratégica como um campo dependente e consequente da mudança social; 

– evidenciar as diferentes formas de comunicação orientada para os objectivos organizacionais e interesses dos múltiplos  stakeholders;

– desenvolver capacidade de análise e espírito crítico sobre os factores inerentes ao pensamento estratégico no âmbito da comunicação;

Programa

Os conteúdos procuram abordar as temáticas:

1. A comunicação nas organizações da sociedade civil (COSC):

2. Comunicação na perspectiva do interesse público

3.  A Imagem e a Reputação das Organizações

4. As múltiplas partes interessadas

5. Objectivos, destinatários e técnicas específicas.

Métodos de Avaliação

Avaliação Final
  • - Exame - 100.0%
Avaliação Contínua
  • - trabalho individual - 50.0%
  • - trabalho de grupo - 50.0%

Estágio(s)

NAO

Bibliografia

Cerqueira, C & Lamy, S. (2017). Vozes Plurais: a Comunicação das Organizações da Sociedade Cívil. Documenta.

Eiró-Gomes, M. (2017). Comunicação E Organizações da Sociedade Civil. Escola Superior de Comunicação Social/Plataforma Portuguesa das Organizações Não Governamentais para o Desenvolvimento

(ONGD

Heath. R (2010). The Sage Handbook of Public Relations. Sage

Peruzzo, C. M. K. (2013). Fundamentos teóricos das Relações Públicas e da Comunicação Organizacional no terceiro setor: perspectiva alternativa. Revista Famecos, 20(1), 89-107.

Smith, R. (2021). Stratégic Plannig for Public Relations.Routledge.

Xifra, J. (2014). Manual de Relaciones Públicas e Institucionales. Tecnós.