Comunicação, Negociação e Gestão de Conflitos

Conhecimentos de Base Recomendados

nada a assinalar.

Métodos de Ensino

A lecionação da unidade curricular tem um caráter eminentemente teórico-prático. A par da apresentação e análise dos conceitos e abordagens teóricas, o método incidirá em metodologias ativas de autodiagnóstico comportamental, análise e simulação de casos.

Resultados de Aprendizagem

Objetivos:

Aquisição de conhecimentos e competências que proporcionem uma cabal compreensão acerca da relevância dos processos de comunicação, gestão de conflitos e negociação em contexto organizacional. A par das abordagens e modelos teóricos, pretende-se que os alunos conheçam comportamentos e metodologias que, em contexto organizacional, lhes permitam uma cabal participação e gestão das dimensões comunicacionais, negociais e conflituais, contribuindo para a criação de valor e para a realização individual das pessoas.

Competências a desenvolver:

– Compreender a relevância organizacional, interligação e efeitos sobre o clima organizacional dos fenómenos de comunicação, negociação e conflito interpessoal;

– Conhecer abordagens e modelos teóricos das temáticas da comunicação, gestão de conflitos e negociação;

– Desenvolver competências de comunicação eficaz, identificado os estilos comunicacionais dos interlocutores;

– Perceber a funcionalidade dos problemas e a disfuncionalidade dos conflitos;

– Conhecer e identificar as fases de escalada do conflito;

– Desenvolver competências de gestão construtiva de conflitos;

– Conhecer as fases de um processo negocial e respetivas estratégias e práticas;

– Compreender a Influência de características individuais no processo de negociação.

Programa

1. Introdução

1.1. Relevância teórica e prática das temáticas de comunicação, gestão de conflitos e negociação em contexto organizacional.

1.2. Inter-relação e efeitos sobre o clima organizacional.

2. Comunicação interpessoal

2.1. Eficácia comunicacional:  processo; escuta ativa e feedback construtivo.

2.2. Os estilos comunicacionais e a adequação ao perfil dos interlocutores.

2.3. Autodiagnósticos comunicacionais.

 3. Conflito interpessoal

 3.1. Caraterização do conflito interpessoal: funcionalidade dos problemas e a disfuncionalidade dos conflitos.

 3.2. Situações que os conflitos preferem e a escalada conflitual.

3.3. Evolução das abordagens teóricas de gestão de conflitos.

3.4. Estratégias de gestão de conflitos e comportamentos.

3.5.  Autodiagnósticos de perfil comportamental.

4. Negociação

4.1. Processo e fases de negociação.

4.2. Estratégias e técnicas de negociação.

4.3. Influência de características individuais no processo de negociação.

 

 

Docente(s) responsável(eis)

Estágio(s)

NAO

Bibliografia

Bibliografia fundamental:

– Carvalho, J. C. (2020). Negociação (6ª Ed). Lisboa: Edições Sílabo.

– Pina e Cunha et al. (2016). Manual de comportamento organizacional e gestão (8ª ed.). Lisboa: Editora RH.

Bibliografia complementar:

Cunha, P. & Leitão, S. (2012). Manual de gestão construtiva de conflitos (2ª Ed.). Edições. Porto: Universidade Fernando.

– Pinto-Moreira, P. (2011). A funcionalidade dos problemas e a disfuncionalidade dos conflitos interpessoais nas organizações. Recursos Humanos Magazine, 72: 36-40.

– Roche, W.K., Teague, P. & Colvin, A.J.S. (2014) The oxford handbook of conflict management in organizations. Oxford, UK: Oxford University Press.

– Robbins, S.P & Judge, T.A. (2017). Organizational behavior (17th Ed.). Essex: Pearson.

– Zartman, I.W. (2007). Negotiation and conflict management: Essays on theory and practice. London: Routledge.