Conhecimentos de Base Recomendados
nada a assinalar.
Métodos de Ensino
A lecionação da unidade curricular tem um caráter eminentemente teórico-prático. A par da apresentação e análise dos conceitos e abordagens teóricas, o método incidirá em metodologias ativas de autodiagnóstico comportamental, análise e simulação de casos.
Resultados de Aprendizagem
Objetivos:
Aquisição de conhecimentos e competências que proporcionem uma cabal compreensão acerca da relevância dos processos de comunicação, gestão de conflitos e negociação em contexto organizacional. A par das abordagens e modelos teóricos, pretende-se que os alunos conheçam comportamentos e metodologias que, em contexto organizacional, lhes permitam uma cabal participação e gestão das dimensões comunicacionais, negociais e conflituais, contribuindo para a criação de valor e para a realização individual das pessoas.
Competências a desenvolver:
– Compreender a relevância organizacional, interligação e efeitos sobre o clima organizacional dos fenómenos de comunicação, negociação e conflito interpessoal;
– Conhecer abordagens e modelos teóricos das temáticas da comunicação, gestão de conflitos e negociação;
– Desenvolver competências de comunicação eficaz, identificado os estilos comunicacionais dos interlocutores;
– Perceber a funcionalidade dos problemas e a disfuncionalidade dos conflitos;
– Conhecer e identificar as fases de escalada do conflito;
– Desenvolver competências de gestão construtiva de conflitos;
– Conhecer as fases de um processo negocial e respetivas estratégias e práticas;
– Compreender a Influência de características individuais no processo de negociação.
Programa
1. Introdução
1.1. Relevância teórica e prática das temáticas de comunicação, gestão de conflitos e negociação em contexto organizacional.
1.2. Inter-relação e efeitos sobre o clima organizacional.
2. Comunicação interpessoal
2.1. Eficácia comunicacional: processo; escuta ativa e feedback construtivo.
2.2. Os estilos comunicacionais e a adequação ao perfil dos interlocutores.
2.3. Autodiagnósticos comunicacionais.
3. Conflito interpessoal
3.1. Caraterização do conflito interpessoal: funcionalidade dos problemas e a disfuncionalidade dos conflitos.
3.2. Situações que os conflitos preferem e a escalada conflitual.
3.3. Evolução das abordagens teóricas de gestão de conflitos.
3.4. Estratégias de gestão de conflitos e comportamentos.
3.5. Autodiagnósticos de perfil comportamental.
4. Negociação
4.1. Processo e fases de negociação.
4.2. Estratégias e técnicas de negociação.
4.3. Influência de características individuais no processo de negociação.
Docente(s) responsável(eis)
Estágio(s)
NAO
Bibliografia
Bibliografia fundamental:
– Carvalho, J. C. (2020). Negociação (6ª Ed). Lisboa: Edições Sílabo.
– Pina e Cunha et al. (2016). Manual de comportamento organizacional e gestão (8ª ed.). Lisboa: Editora RH.
Bibliografia complementar:
Cunha, P. & Leitão, S. (2012). Manual de gestão construtiva de conflitos (2ª Ed.). Edições. Porto: Universidade Fernando.
– Pinto-Moreira, P. (2011). A funcionalidade dos problemas e a disfuncionalidade dos conflitos interpessoais nas organizações. Recursos Humanos Magazine, 72: 36-40.
– Roche, W.K., Teague, P. & Colvin, A.J.S. (2014) The oxford handbook of conflict management in organizations. Oxford, UK: Oxford University Press.
– Robbins, S.P & Judge, T.A. (2017). Organizational behavior (17th Ed.). Essex: Pearson.
– Zartman, I.W. (2007). Negotiation and conflict management: Essays on theory and practice. London: Routledge.