Conhecimentos de Base Recomendados
N/A
Métodos de Ensino
Os alunos terão acesso a materiais elaborados pelas docentes, bibliografia, textos de autores para exploração em sala de aula ou em trabalho autónomo e materiais colocados ao longo do semestre na plataforma NONIO, consoante as dificuldades linguísticas que forem surgindo. Ao longo das aulas, privilegia-se o ensino centrado no aluno e na pesquisa a que o estudante será convidado a realizar. Combinam-se várias abordagens como: explicação dos assuntos, discussão crítica de textos apresentados, análise e correção de desvios do Português, utilização de tecnologias de informação e comunicação (TIC) e realização de tarefas em grupo para concretização prática de atividades orais e escritas.
A avaliação será final e contínua.
A avaliação contínua terá em conta os seguintes parâmetros:
– participação dos alunos nas aulas (5%)
– trabalhos de produção escrita e/ou oral realizados ao longo do semestre (20%)
– teste escrito (75%)
Exame final escrito – 100.0%
Resultados de Aprendizagem
1-Consolidar conhecimentos teórico-práticos relativos ao funcionamento e ao uso da Língua Portuguesa.
2- Distinguir características e marcas da comunicação oral e da comunicação escrita.
3- Dominar técnicas e estratégias de expressão oral e de expressão escrita.
4- Identificar, analisar e corrigir erros e dificuldades na oralidade e na escrita.
Programa
1. Considerações gerais sobre a língua portuguesa.
2. Oral e escrito: componentes gerais e traços distintivos.
3. Expressão física do oral: a voz.
4. Contexto de situação e níveis de língua.
5. Produção de texto.
5. 1. Técnicas de construção de textos.
6. Análise de erros linguísticos frequentes: nos mass media, em livros e na oralidade/escrita do quotidiano
Docente(s) responsável(eis)
Métodos de Avaliação
- - Exame - 100.0%
- - Assiduidade e Participação - 5.0%
- - Trabalho Individual e/ou de Grupo - 20.0%
- - Frequência - 75.0%
Estágio(s)
NAO
Bibliografia
IBACH, Pierre, O prazer da escrita: pedagogia da narrativa, Rio Tinto: ASA, 1991. ESEC 373.3/.5:81’24/197
CAMPBELL, John, Técnicas de expressão oral, Lisboa: Presença, 1993. ESEC 316/68
CASSANY, Daniel, Reparar la escritura—didáctica de la corrección de lo escrito, Barcelona, Graó, 2007. ESEC 373.32:81/190
CLAVER, Ronald, Escrever sem doer –Oficina de redacção, Belo Horizonte, 2006.
ESTRELA, Edite, SOARES, Maria Almira, e LEITÃO, Maria José, Saber Escrever, Saber Falar, Lisboa: Dom Quixote, 2006.ESEC 811.134.3/85
HOUAISS, Dicionário Houaiss da Língua Portuguesa, Lisboa: Círculo de Leitores, 2003. ESEC 030:81-P/26 ESEC 030:81-P/26 A ESEC 030:81-P/26 B
PINTO, José M. de Castro, Novo prontuário ortográfico: com novo acordo ortográfico, Lisboa: Plátano, 2011. ESEC 030:81-P/34
VANOYE, Francis, Usos da linguagem: problemas e técnicas na produção oral e escrita, São Paulo: Martins Fonte, 1987. ESEC 316.77/160.
http://www.ciberduvidas.com
Será sugerida mais bibliografia ao longo das