Conhecimentos de Base Recomendados
N/A
Métodos de Ensino
As metodologias de ensino a utilizar serão: exposições teóricas sobre os temas propostos; exercícios práticos de aplicação das matérias lecionadas; discussão e resolução de casos práticos.
A avaliação será periódica com vários elementos de avaliação: Dois testes individuais (40% cada um); participação presencial em atividades de grupo ou individuais realizadas durante as aulas (20%).
Resultados de Aprendizagem
-Conhecer as principais teorias das organizações e suas implicações para a comunicação organizacional;
-Conhecer a natureza dos processos de comunicação nas organizações, funções, determinantes e consequências;
-Compreender os sistemas e os fluxos de circulação da informação nas organizações;
-Conhecer o papel da comunicação no comportamento organizacional;
-Conhecer e saber interpretar o comportamento das pessoas e dos grupos nas organizações;
– Contribuir para uma eficaz gestão das relações interpessoais e grupais da organização onde trabalha.
Programa
1. Comunicação Organizacional (conceito , abrangência, importância)
2. Processos de comunicação nas organizações (Fluxos, canais, padrões e redes)
3. Identidade, Cultura e Clima Organizacional
4. Modelos e Teorias das Organizações
5. Dinâmica e evolução dos modelos organizacionais: implicações para a comunicação organizacional.
Docente(s) responsável(eis)
Métodos de Avaliação
- - Frequência - 80.0%
- - Assiduidade e Participação - 20.0%
- - Exame - 100.0%
Estágio(s)
NAO
Bibliografia
Caetano, A., Neves, J. G., & Ferreira, J. M. (2020). Psicossociologia das organizações : Fundamentos e aplicações. Lisboa: Edições Sílabo
Cunha, M.P., Rego, A., Cunha, R., & Cabral-Cardoso, C.; Neves,P. (2016). Manual de comportamento organizacional e gestão (8 ed.). Lisboa: Editora RH.
Felix, J. B. (2020). Comunicação estratégica. Editora Rede® Integrada.
Rego, A. (2022). Comunicação pessoal e organizacional – teoria e prática (5ª ed.). Lisboa: Edições Sílabo.