Conceção de Projetos em Teatro

Métodos de Ensino

Serão propostos 5 textos para 1.Invenção de um contexto para o texto 2.Simulação de um plano de realização do texto em espectáculo, inventando os contextos humanos e de produção, nomeadamente a constituição do grupo sua caracterização e expectativas, condições materiais, calendarização, grandes opções ao nível do espaço cénico, figurinos, ambiente sonoro. 3.Realização de uma cena, tendo em conta os elementos apresentados em 1. e 2., a partir dos conceitos teatrais de: letra do texto, jogo, conflito, clímax, relações entre as personagens, espaço ficcional, interpretação, direcção de actores.

Avaliação Contínua (100%) de acordo com os Art. 2.2, 13.3 e 13.8 do RAESEC)

– Rigor na fundamentação e agilidade na prática dos pontos 1, 2 e 3 das metodologias de Ensino/Aprendizagem – 50.0%

– Assiduidade e qualidade da presença e participação na discussão do trabalho dos outros – 30.0%

– Qualidade, rigor de fundamentação e correspondência com a prática das planificações apresentadas – 20.0%

Resultados de Aprendizagem

1. Elaborar projetos de intervenção teatral que estimulem a participação comunitária;

2. Conceber a prática artística teatral como um eixo da vida comunitária e do espaço público;

3. Traçar linhas de articulação e de diálogo sinérgico com os agentes e recursos locais dos territórios com vista à amplificação das práticas participativas ligadas ao teatro;

4. Adquirir competências técnicas que habilitem a planificação de práticas em diferentes contextos. 

Programa

1. O teatro e sua assembleia: suas dimensões transformadoras, de agregação e fortalecimento comunitário;

2. A moldura circunstancial: alavanca e motor da prática teatral com vista à intervenção;

3. Contextos, enquadramentos, oportunidades e constrangimentos comuns de e na operacionalização a serem levados em conta na conceção de projetos de intervenção teatral;

4. Vetores de ação na direção de projetos;

5. Estudo e/ou acompanhamento de práticas teatrais de referência no campo da intervenção teatral.

Docente(s) responsável(eis)

Métodos de Avaliação

Avaliação Contínua
  • - - Qualidade, rigor de fundamentação e correspondência com a prática das planificações apresentadas - 20.0%
  • - - Rigor na fundamentação e agilidade na prática dos pontos 1, 2 e 3 das metodologias de Ensino/Aprendizagem - 50.0%
  • - - Assiduidade e qualidade da presença e participação na discussão do trabalho dos outros - 30.0%

Estágio(s)

NAO

Bibliografia

ALFREDS, M. (2007). Different every night: freeing the actor. Nick Hern Books

BOAL, A. (2009). A estética do oprimido. FUNARTE/Garamond.

BOGART, A. (2011). A preparação do diretor – sete ensaios sobre arte e teatro. Martins Fontes.

BENJAMIN, W. (2012). Magia e técnica, arte e política. Ed. Brasiliense.

BROOK, P. (2011). A porta aberta: reflexões sobre a interpretação e o teatro (A. Mercado, Trad.). Civilização Brasileira

________.(1994). Ponto de mudança: 40 anos de experiências teatrais (A. Mercado, Trad.).  Civilização Brasileira

________.(2016). O espaço vazio. Orfeu Negro

COURTNEY, R. (2010). Jogo, teatro & pensamento. Perspectiva

CRUZ, H. (2015). Arte e comunidade. Fundação Calouste Gulbenkian.

GUÉNOUN, D. (2003). A exibição das palavras: uma idéia (política do teatro).  Teatro do Pequeno Gesto.

HODGE, F. (1994). Play directing: Analysis, communication, and style.  Prentice-Hall

KOUDELA, I. (1999). Texto e Jogo. Perspectiva