Conhecimentos de Base Recomendados
Não se aplica
Métodos de Ensino
Para a concretização dos objetivos da unidade curricular e das competências previstas aos alunos, o processo de ensino aprendizagem assenta:
- Em aulas teórico-práticas em que o professor transmite conceitos teóricos, seguidos de aplicação prática por parte do aluno;
- Na realização e discussão de projetos que estudam o percurso do campo ao prato de produtos biológicos, previamente escolhidos pelos alunos.
Resultados de Aprendizagem
- Conhecer os processos de senescência
- Identificar as causas gerais da deterioração de legumes, frutos e sementes
- Reconhecer as condições de armazenamento
- Conhecer as condições necessárias à conservação dos diversos produtos vegetais
- Identificar os acidentes fisiológicos e as doenças pós-colheita
- Conhecer os métodos de controlo dos acidentes fisiológicos e das doenças pós-colheita em Agricultura Biológica
- Conhecer os princípios dos ciclos e vida dos produtos vegetais
- Identificar os circuitos de comercialização de produtos hortofrutícolas, grãos e sementes
- Reconhecer a importância das associações de agricultores
Programa
- Processos de senescência
- Causas da decomposição dos produtos hortofrutícolas e influência dos fatores do meio
- Técnicas de conservação
- Influência das técnicas culturais na conservação
- Condições necessárias à conservação dos diversos frutos, legumes e sementes
- Principais acidentes fisiológicos e doenças pós-colheita
- Ciclos de vida de produtos vegetais de produção biológica
- Comportamento do consumidor
- Circuitos de comercialização
- Estratégias de marketing
- Importância das associações e organizações de produtores
Docente(s) responsável(eis)
Estágio(s)
NAO
Bibliografia
- BAOURAKIS, G. – Marketing trends for organic food in the 21st century. Series on Computers and Operations Reserch, Vol 3. 2004.
- BARROSO, M., MADUREIRA, T. – Marketing nas pequenas e médias explorações agrícolas. SPI. Porto. 2005.
- BONDOUX, P. – Maladi de conservation des fruits à pépins – pommes et poires. INRA Editions. Paris. 1992.
- CALDENTY, P. – Vender en Agricultura.Ediciones Mundi-Prensa. Madrid. 1988.
- DOMINGOS, A. – Manuseamento de produtos hortofrutícolas. SPI. Porto. 2005.
- GUET, G. – Agriculture biologique méditerranéenne – Guide pratique à usage professionnel. Graphot, Saint-Paul-TroisChâteaux. 1993.
- HERRERO, A. & GUARDIA, J. – Conservacion de frutos. Manual técnico. Ediciones Mundi-Prensa. Madrid. 1992.
- MARREIROS, C.G. – Marketing de Produtos Agrícolas. Publicação co-financiada pelo Fundo Social Europeu. 2009.
- NAMESNY, A. – Post-recoleccion de hortalizas. Volume I, II e III. Ediciones Reus. 1993, 1996 e 1999.
- NORONHA, M. T. (editor) – Circuitos de comercialização dos produtos hortícolas do Algarve: Situações de bloqueio e perspectivas. PRAXIS XXI – 3/3.2/HORT/2161/95.
- VINAS, I. RECASENS, I. USALL, J. GRAELL, J. – Poscosecha de pera, manzana y melocotón. Ediciones Mundi-Prensa. Madrid. 2013.
- https://postharvest.ucdavis.edu/Commodity_Resources/Fact_Sheets/
- http://www7.uc.cl/sw_educ/agronomia/manual_poscosecha/archiv/manual.html