Conservação e Comercialização de Produtos Biológicos

Conhecimentos de Base Recomendados

Não se aplica

Métodos de Ensino

Para a concretização dos objetivos da unidade curricular e das competências previstas aos alunos, o processo de ensino aprendizagem assenta:

  1. Em aulas teórico-práticas em que o professor transmite conceitos teóricos, seguidos de aplicação prática por parte do aluno;
  2. Na realização e discussão de projetos que estudam o percurso do campo ao prato de produtos biológicos, previamente escolhidos pelos alunos.

Resultados de Aprendizagem

  1. Conhecer os processos de senescência
  2. Identificar as causas gerais da deterioração de legumes, frutos e sementes
  3. Reconhecer as condições de armazenamento
  4. Conhecer as condições necessárias à conservação dos diversos produtos vegetais
  5. Identificar os acidentes fisiológicos e as doenças pós-colheita
  6. Conhecer os métodos de controlo dos acidentes fisiológicos e das doenças pós-colheita em Agricultura Biológica
  7. Conhecer os princípios dos ciclos e vida dos produtos vegetais
  8. Identificar os circuitos de comercialização de produtos hortofrutícolas, grãos e sementes 
  9. Reconhecer a importância das associações de agricultores

Programa

  1. Processos de senescência 
  2. Causas da decomposição dos produtos hortofrutícolas e influência dos fatores do meio
  3. Técnicas de conservação
  4. Influência das técnicas culturais na conservação
  5. Condições necessárias à conservação dos diversos frutos, legumes e sementes
  6. Principais acidentes fisiológicos e doenças pós-colheita
  7. Ciclos de vida de produtos vegetais de produção biológica
  8. Comportamento do consumidor
  9. Circuitos de comercialização
  10. Estratégias de marketing
  11. Importância das associações e organizações de produtores 

Docente(s) responsável(eis)

Estágio(s)

NAO

Bibliografia

  • BAOURAKIS, G. – Marketing trends for organic food in the 21st century. Series on Computers and Operations Reserch, Vol 3. 2004.
  • BARROSO, M., MADUREIRA, T. – Marketing nas pequenas e médias explorações agrícolas. SPI. Porto. 2005.
  • BONDOUX, P. – Maladi de conservation des fruits à pépins – pommes et poires.  INRA Editions. Paris. 1992.
  • CALDENTY, P. – Vender en Agricultura.Ediciones Mundi-Prensa. Madrid. 1988.
  • DOMINGOS, A. – Manuseamento de produtos hortofrutícolas. SPI. Porto. 2005.
  • GUET, G. – Agriculture biologique méditerranéenne – Guide pratique à usage professionnel. Graphot, Saint-Paul-TroisChâteaux. 1993.
  • HERRERO, A. & GUARDIA, J. – Conservacion de frutos. Manual técnico. Ediciones Mundi-Prensa. Madrid. 1992.
  • MARREIROS, C.G. – Marketing de Produtos Agrícolas. Publicação co-financiada pelo Fundo Social Europeu. 2009.
  • NAMESNY, A. – Post-recoleccion de hortalizas. Volume I, II e III. Ediciones Reus. 1993, 1996 e 1999.
  • NORONHA, M. T. (editor) – Circuitos de comercialização dos produtos hortícolas do Algarve: Situações de bloqueio e perspectivas. PRAXIS XXI – 3/3.2/HORT/2161/95.
  • VINAS, I. RECASENS, I. USALL, J. GRAELL, J. – Poscosecha de pera, manzana y melocotón. Ediciones Mundi-Prensa. Madrid. 2013. 

 

  • https://postharvest.ucdavis.edu/Commodity_Resources/Fact_Sheets/
  • http://www7.uc.cl/sw_educ/agronomia/manual_poscosecha/archiv/manual.html