Contabilidade de Gestão das Entidades Públicas

Esta unidade curricular requer conhecimentos sólidos de Contabilidade Financeira uma vez que a contabilidade de gestão tem por base elementos de contabilidade financeira, nomeadamente custos e rendimentos.

Método de ensino para o desenvolvimento de competências com recurso a material didático informatizado e outras técnicas de ensino ativo que se procurará incorporar na sala de aula, onde o recurso ao e-learning aparece como o método de aprendizagem virtual e os alunos interagirão não só com o professor, mas
também uns com os outros.

Objetivos

• Reconhecer as limitações da Contabilidade Financeira e identificar a utilidade da Contabilidade de Gestão.
  • Dominar as técnicas e ferramentas consequentes aos novos desenvolvimentos da Contabilidade de Gestão, enquanto sistema de gestão focalizado no processo de tomada de decisão nas organizações.
  • Compreender o subsistema de Contabilidade de Gestão, que tornou obrigatório a sua aplicação a todas entidades públicas abrangidas pelo regime geral do Sistema de Normalização Contabilística para as Administrações Públicas (SNC-AP).
  • Analisar os vários conceitos teóricos compreendidos pela NCP 27 – Contabilidade de Gestão do SNC-AP.
  • Perceber a importância da contabilidade de gestão na Administração Pública e os vários conceitos de custos e sistemas de custeio.
  • Compreender a aplicação prática do sistema de custeio baseado nas atividades ABC (Activity Based Costing) a diferentes tipos de atividades e entidades públicas.

Competências a Desenvolver:

Após o estudo desta unidade curricular dos alunos deverão possuir as seguintes competências:

• Distinguir Gastos Diretos e Indiretos; Gastos Incorporáveis e Não Incorporáveis; Gastos Fixos e Variáveis; Gastos de Subactividade; Gastos Administrativos e Custos Totais.
  • Compreender a imputação dos custos dos ativos, através dos vários sistemas de custeio, reconhecer e repartir os gastos indiretos pelos respetivos objetos de custo, em função de diversos critérios de afetação e imputação de custos indiretos.
  • Identificar e compreender especificidades das atividades desenvolvidas pelas Entidades Públicas indicadas pela NCP 27: Educação; Saúde e Autarquias Locais, usando o método ABC.

1 – A Contabilidade de Gestão na Administração Pública – A Norma 27

4 – Imputação e Afetação dos Custos Indiretos – Critérios

4.1 – Sistemas Tradicionais

4.2 – Método das Secções Homogéneas

4.3 – Sistema Activity-Based Costing (ABC)

5 – Aplicações Específicas do Método ABC

5.1 – Subsetor Educação

5.2 – Subsetor Saúde

5.3 – Autarquias Locais

6 – O Sistema de Custeio Time-Driven Activity-Based Costing

6.1 – Activity Cost Drivers e a Origem do Time Driven Activity Based Costing

6.2 – Do ABC ao Time Driven Activity Based Costing

6.3 – Vantagens e Desvantagens do Time Driven Activity Based Costing

6.4 – A metodologia Time driven-ABC

Bibliografia Fundamental

Silva, R. (2021). Manual de Apoio à Disciplina de Contabilidade de Gestão das Entidades Públicas – Elaboração Própria

Decreto-Lei n.º 192/2015, de 11 de setembro. Diário da República nº 178 – I Série.

Comité de Normalização Contabilística Pública (CNCP) (2017). Manual de implementação do SNC-AP 2.ª versão. Lisboa: CNC.

Bibliografia Complementar

Caiado, A. C. P. (2020). Contabilidade analítica e de gestão. (9.ª Ed). Lisboa: Áreas Editora.

Cooper, R. e R. S. Kaplan (1988), Measure costs right: make the right decisions, Harvard Business Review, 66(5), 96-103.

Dejnega, O. (2011), Method time driven activity based costing–literature review. Journal of Applied Economic Sciences (JAES), 1(15), 9-15.

Ferreira, D., Caldeira, C., Asseiceiro, J., Vieira, J., & Vicente, C. (2017). Contabilidade de gestão – Estratégia de Custos e Resultados Casos Práticos – Volume I. Sintra: Rei dos Livros.

Jordan, H., das Neves J. C. e Rodrigues, J. A. (2015). C.B.A. – Custeio Baseado nas Atividades. In Jordan, H., das Neves J. C. e Rodrigues, J. A. (10.º Ed.), O Controlo de Gestão ao Serviço da Estratégica e dos Gestores (cap 4, pp. 176-193). Lisboa: Áreas Editora, SA.

Kaplan, R.S. & Anderson, S.R. (2007). Time driven activity-based costing – A simpler and morepowerful path to higher profits. Boston, MA: Harvard Business School Press.

Nabais, C. & Nabais, F. (2016). Prática de Contabilidade Analítica e de Gestão. Lisboa: Lidel.Ordem dos Contabilistas Certificados (2017).  Contabilidade de Gestão no SNC-AP (NPC 27). Lisboa: OCC

Ordem dos Contabilistas Certificados (2019).  Contabilidade de Gestão no SNC-AP (NPC 27). Lisboa: OCC.

Ordem dos Contabilistas Certificados (2020).  Transição para o SNC-AP. Lisboa: OCC.

Szychta, A. (2010), Time-driven activity-based costing in service industries. Social Sciences, 1(67), 49-60.