Controlo de Qualidade Laboratorial

Não aplicável.

As aulas teóricas visam a apresentação detalhada dos conteúdos programáticos, utilizando uma metodologia
expositiva-ativa, apelativa da intervenção direta dos alunos.

O aluno deve adquirir conhecimentos de:
– Qualidade e a sua importância;
– Padrões e indicadores de qualidade;
– Processos de certificação e acreditação;
– Normas de certificação e acreditação aplicáveis ao laboratório clínico;
– Metodologias lean e seis sigma;
O aluno deve adquirir aptidões de:
– Controlar a qualidade num laboratório clínico, bem como contribuir para a implementação de um sistema de qualidade conducente à certificação ou acreditação do mesmo.
O aluno deve adquirir competências de:
– Possuir uma visão global sobre qualidade e a sua importância;
– Identificar e conhecer a importância de padrões e indicadores de qualidade;
– Possuir uma noção geral relativa aos processos de certificação e acreditação e identificar as normas aplicáveis;
– Aplicação das metodologias lean e seis sigma ao laboratório clínico.

Qualidade:
– Conceitos gerais;
– Origem e evolução;
– Gestão da qualidade total.
– Qualidade nos serviços públicos:
– Administração pública de qualidade;
– Indicadores e padrões de qualidade.
Qualidade nos serviços de saúde:
– Conceito e razões da qualidade em saúde;
– Certificação e acreditação- conceitos fundamentais;
– Sistema de Gestão da Qualidade; Etapas de implementação de um sistema de garantia da qualidade segundo as normas ISO;
– Legislação e normas de referência.
Qualidade pré-analítica, analítica e pós-analítica nos laboratórios clínicos: Bioquímica Clínica; Microbiologia Clínica; Hematologia Clínica; Imunohemoterapia Clínica; Histopatologia; Citopatologia; Imunohistoquímica.

Metodologias lean e seis sigma.

Bibliografia primária:

Westgard, James. Basic Qc Practices : Training in Statistical Quality Control for Medical Laboratories. 4th ed. Madison, WI: Westgard QC, 2016.

Westgard, James; Westgard, Sten. Basic Quality Management Systems. 1st ed. Madison, WI: Westgard QC, 2014.

Westgard, James. Six Sigma Risk Analysis. 1st ed. Madison, WI: Westgard QC, 2011.

Westgard, James O. Six Sigma Quality Design and Control: Desirable Precision and Requisite Qc for Laboratory Measurement Processes. 2nd ed. Madison, WI: Westgard QC. Inc., 2006.

Bibliografia secundária:

Westgard, J.O., N.B. Person, and S.A. Westgard, Basic method validation: training in analytical quality management for healthcare laboratories. 4th edition. ed. Back to basics. Madison, Wisconsin: Westgard QC, 2020.

Arthur, Jay. Lean Six Sigma for Hospitals : Simple Steps to Fast, Affordable, and Flawless Healthcare. New York: McGraw-Hill, 2011.