Corpo II

Conhecimentos de Base Recomendados

N/A

Métodos de Ensino

Nesta disciplina a formação será orientada pelo princípio da integração do conhecimento teórico, numa perspetiva de intervenção na prática, que possibilite a interdisciplinaridade entre os conteúdos. Embora organizados separadamente, serão tratados de forma a estabelecer interligações entre o conhecimento teórico (exposição e diálogo), a experimentação e observação/análise.

Esta unidade curricular eminentemente prática terá a modalidade de avaliação exclusivamente contínua [100% = 20 valores] considerando os itens:
1) Provas práticas (desempenho expressivo/corporal) (90%)
2) Participação presencial (10%)
Ao abrigo do ponto 8 do 13ºartigo do Regulamento Académico do 1ºCiclo de Estudos da Esec, o estudante deverá cumprir as seguintes condições específicas de acesso ao exame de recurso: ter frequentado 60% das aulas e uma classificação mínima de 50% no item 1.
O exame constará de uma prova prática (100%).

Resultados de Aprendizagem

1. Adquirir uma consciencialização corporal, através da vivência e análise de múltiplas situações práticas, de forma a permitir alcançar e desenvolver a espontaneidade corporal.
2. Desenvolver a capacidade criativa pela recriação de movimentos e de formas coreográficas, segundo os elementos de movimento e danças tradicionais portuguesas e de outros países.
3. Conhecer os elementos essenciais do movimento cénico: corpo, espaço, tempo, energia e relações.
4. Desenvolver a capacidade de observação e interpretação do comportamento motor.
5. Desenvolver a criatividade e a imaginação cinéticas de forma a utilizar o movimento como meio de comunicação.

Programa

1. Danças tradicionais portuguesas, de outros países e de épocas.
2. Elementos do movimento: corpo (partes do corpo, ações do corpo locomotoras (deslocamentos, passos, voltas, saltos, quedas) e não locomotoras (gestos), – e formas (posturas e equilíbrios)), espaço (próprio/geral – trajetórias, direções, níveis, planos e volumes), tempo (cadência, duração e velocidade), energia (peso e fluência) e relação (eu/eu, eu/outro, eu/pequeno grupo, eu/grande grupo e eu/objetos e ambientes).
2.1. Frases e composição de movimentos.

Docente(s) responsável(eis)

Métodos de Avaliação

Exame
  • - Exame - 100.0%
Avaliação contínua
  • - Componente Prática - 90.0%
  • - Assiduidade e Participação - 10.0%

Estágio(s)

NAO

Bibliografia

Boal, A. (1993). 200 exercícios e jogos para o ator a o não-ator com vontade de dizer algo através do teatro. Editora Civilização Brasileira S.A.
Brozas Polo, M. (coord.) ( 2006) . Cuerpo, imagen y expresión : entre la creación artística y la intervención educativa. Universidad de León.
Lleixá Arribas, T. (1999). Juegos sensoriales y de conocimiento corporal. Editorial Paidotribo.
Loui, A. (2009). The physical actor. Exercises for action and awareness. Routledge.
Rodríguez, J. & Frias, J. (2002). Bailes del mundo: una propuesta de bailes populares para Educación Primaria. Paidotribo.
Schinca, M. (2002). Expresión corporal. Técnica y expresión del movimento. Cisspraxis,SA.