Corporalidade e Saúde

Métodos de Ensino

A UC será desenvolvida segundo um modelo teórico-prático com exposição estruturada dos conteúdos e respetiva análise e discussão ou debate. Utilizar-se-á uma metodologia interrogativa e interativa prévia à apresentação dos principais conteúdos e conceitos, e   demonstração/exemplificação dos mesmos através da sua aplicação prática em situações quotidianas e recorrendo, sempre que se justifique, a meios audiovisuais. Contemplará, também, momentos de trabalho em pequenos grupos, com apoio tutorial. Os alunos serão avaliados através de trabalhos escritos individuais (100%) sobre os conteúdos abordados na disciplina, que revelem a extensão e profundidade dos conhecimentos teóricos adquiridos; a capacidade para refletir sobre esses mesmos conteúdos e de perspetivar/identificar soluções, alternativas e intervenções nos domínios da Educação para a Saúde.
A avaliação pode, também, ser feita através da realização de um exame escrito (100%), durante as épocas designadas para o efeito.

Resultados de Aprendizagem

Adquirir conhecimentos relativos à importância de uma alimentação equilibrada na saúde.
Conhecer as perturbações do comportamento alimentar e a importância da imagem corporal.
Compreender e interpretar a motricidade humana e a actividade física na actualidade.
Competências a adquirir: Desenvolvimento de aptidões de análise crítica dos programas de promoção da saúde vigentes e capacidade de elaboração de novas estratégias de intervenção no âmbito de educação para a saúde.

Programa

1.Imagem corporal, saúde física e mental.
2.Perturbações do comportamento alimentar (Anorexia mental, bulimia e outras perturbações alimentares).
3.Alimentação equilibrada enquanto promotora da saúde (Funções dos alimentos e nutrientes; Importância da variedade da alimentação; Velhos e novos hábitos).
4.A vivência do corpo na actualidade (A dimensão cultural e social do corpo; Exercício físico e auto imagem; Actividades e educação corporal).
5.Educação corporal (Actividades lúdicas; Programas de educação corporal).
6.A actividade física, o exercício físico (Pressupostos e consequências).

Métodos de Avaliação

Exame escrito
  • - Exame - 100.0%

Estágio(s)

NAO

Bibliografia

Braustein, F. & Pépin, J. (2001). O lugar do corpo na cultura ocidental. Lisboa, Instituto Piaget.
Calmeiro, L. & Matos, M. (2004). Psicologia, Exercício e Saúde. Lisboa, Visão e Contextos, Cap. 7, 8 e 11.
Derenne, J. L. & Beresin, E. V. (2006). Body Image, Media, and Eating Disorders. Academic Psychiatry 30 (3): 257-261.
Franchini B, Afonso C, Padrão P, de Morais C, de Almeida MDV (2009). Alimentação em tempos de gripe disponível em www.fcna.up.pt. FCNUP (ed).
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Stettler N, Van Horn L. AHA (2006). Dietary Recommendations for Children and Adolescents: A Guide for Practionares. Pediatrics, 117: 544-559.
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