Cuidados com o Doente em Imagem Médica e Radioterapia

Informação não definida

As aulas teóricas visam a apresentação detalhada dos conteúdos. Utiliza uma metodologia expositivo-ativa, apelando à participação ativa dos alunos.

As aulas teórico-práticas procuram, através da realização de trabalhos práticos assentes na prévia leccionação teórica, a visualização de multimédia, explicações e demonstrações de modelos.

O aluno deve adquirir conhecimentos para:
• Se enquadrar na equipa transdisciplinar de saúde.
• Reconhecer a importância das relações interprofissionais para assegurar a melhor qualidade de tratamento do
doente
• Comunicar (verbalmente e por escrito) e participar num ambiente multicultural e/ou internacional sobre assuntos
profissionais.
O aluno deve adquirir aptidões para:

• Identificar e agir de acordo com os cuidados especiais de saúde requeridos por casos especiais de doença.
• Comunicar com eficiência, no que diz respeito ao exame e/ou tratamento nomeadamente em situação oncológica.
O aluno deve adquirir competências para:
• Intervir numa situação de emergência.
• Administrar produtos de contraste ou radiofármacos e cuidados posteriores em situação de reacção adversa.
• Usar as técnicas adequadas à mobilização dos doentes, vigilância e segurança.

Segurança, higiene e saúde no local de trabalho;
Riscos Profissionais;
Normas de assepsia;
Material de enfermagem (carro de emergência, sacos colectores, cateteres, seringas, sondas, luvas,
desinfectantes, drenos, soros, etc.) sua aplicabilidade e utilização em Imagem Médica e Radioterapia;
Intervenções e procedimentos clínicos em imagem medica e radioterapia;
Emergência / urgência;
Suporte Básico de Vida: abordagem do modelo teórico e prática simulada;
Tipos de drogas (incluindo agentes de contraste e medicamentos radiofarmacêuticos) usados na prática
profissional e na ressuscitação de emergência: administração, riscos associados, legislação e regulamentos;
Efeitos secundários e colaterais: habilidades e competências para debelar esses efeitos;
Produtos radioactivos e o seu manuseamento;
Mobilização, imobilização de doentes;
Armazenamento e segurança dos consumíveis nos serviços de Radiologia, Medicina Nuclear e Radioterapia.

Referencias primárias:

Eiras M. Qualidade e gestão do risco e segurança do doente na prestação de cuidados de saúde. Beja, 2009.

Elkin M., Perry A., Potter P. Intervenções de enfermagem e Procedimentos Clínicos. Mosby, 2000.

European Rescussitation Council, (sd) Algoritmo do Suporte Basico de Vida.

Faithfull S. & Wells M. Supportive Care in Radiotherapy. Churchill Livingstone. London, 2003.

Gonzalez P. Medicina Nuclear Aplicaciones Clínicas. Masson, 1ére. Édition. 2003.

Grillo IM. Gestão da segurança do Doente em Radioterapia. Serviço de Radioterapia– Centro Hospitalar Lisboa Norte EPE, 2009.

João Marcelino J, Carvalho S, Duarte F, Costa A, Barbosa M. Reações adversas a meios de contraste iodados. Rev Port Imunoalergologia [Internet]. 2019 Mar 14;27(1):9–20. Available from: https://www.spaic.pt/client_files/rpia_artigos/reacoes-adversas-a-meios-de-contraste-iodados.pdf

Khan FM., Gerbi BJ. Treatment planning in radiation oncology. 3rd Edition. Lippincott Williams & Wilkins. USA, 2012.

Levitt SH., Purdy JA., Perez CA. & Vijayakumar S. Technical Basis of Radiation Therapy: Pratical Clinical Applications. 4th Ed. Berlin. Springer, 2006.

Pintassilgo Santos A, Mascarenhas Gaivão A, Tavares A, Ferreira S. Iodinated contrast agents. In: Acta Medica Portuguesa. 2009.

INEM – Instituto Nacional de Emergência Médica DFEM – Departamento de Formação em Emergência Médica. Manual de Suporte Básico de Vida – Adulto. Versão 4.0 – 2.ª Edição 2017.

Pittiruti & Mauro Scoppettuolo Giancarlo. Manual GAVeCeLT de PICC e cateter Midline Indicações, Inserção e Manejo, Edra, ed. 2016.

OBS. Outras referências facultadas no final de cada aula de forma a desenvolver o hábito de pesquisa e leitura.